Aula Inaugural

Campus Promove Aula Inaugural do 3º Ciclo do Pronatec - 2014

A aula foi ministrada pelo professor Francisco Uberlânio da Silva , referente ao tema: “Educação e o Mundo doTrabalho”.

Publicada em 03/09/2014 Atualizada há 1 ano

O Evento aconteceu por volta das 7h30, no Auditório do Campus. A aula foi ministrada pelo professor Francisco Uberlânio da Silva, referente ao tema: “Educação e o Mundo do Trabalho”. Na ocasião, foi explicado a relação existente entre o mercado de trabalho, a educação e a importância de se qualificar para poder conquistar as oportunidades de trabalho almejadas por todos. “A educação é fundamental em qualquer fase que o indivíduo esteja vivendo, porque a natureza humana é sempre um processo de aprendizagem”, enfoca o palestrante, Uberlânio da Silva.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Mossoró é um mediador que proporciona aos alunos do Pronatec a oportunidade de estudar se qualificando para ser um profissional respeitado e mirado por todos que compõem o mercado de trabalho. “O Programa do Pronatec vai trabalhar e formar profissionais cidadãos através do ensino e do conhecimento que serão transmitidos aos alunos, uma educação diferenciada, de qualidade”, esclarece o palestrante.

Relacionar a educação com o mundo do trabalho é primordial para se entender que é impossível crescer profissionalmente sem qualificação. Por isso, a educação aqui é vista como porta de abertura para o alcance dos objetivos profissionais dos alunos. Assim sendo, “a escola é o canto certo para esses alunos que muitas vezes já são profissionais, mas precisam se aprimorar na tentativa de conquistar o respeitado espaço das oportunidades, eles estão no lugar certo e seguramente esses alunos serão um rótulo, pois os alunos que estudam nesta Instituição sai daqui com esse diferencial”, acrescenta Uberlânio da Silva.

A aula inaugural ministrada pelo professor Uberlânio da Silva enfocou, principalmente, a educação e os conhecimentos adquiridos de forma científica, visando formar profissionais técnicos capacitados com o desenvolver das aulas, para que eles realmente consigam conquistar vagas no mercado de trabalho, de forma eficaz. O palestrante finaliza frisando: “A competência é a excelência”.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Com o objetivo de aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional. Para mais informações sobre o Pronatec acesse: http://pronatec.mec.gov.br/

Participaram do Evento compondo a mesa de honra, o Diretor-Geral do Campus Mossoró, Prof. Jailton Barbosa dos Santos, o Diretor acadêmico do Campus, Prof. Hélio Henrique Cunha Pinheiro, o Coordenador de Extensão do Campus, Geraldo da Silva Máximo, a 1ª Dama e Secretária do Desenvolvimento Social e Juventude do Município de Mossoró, a Sra Amélia Benigno Ciarline Silveira, a Representante do Programa de Reabilitação da Gerência Executiva do INSS, em Mossoró, a Sra Juscilene Militão Vieira, o Representante do Grêmio Estudantil Valdemar dos Pássaros, Senhor Matheus Sávio Bezerra de Melo.