Aula Inaugural

Campus Promove Aula Inaugural do 2º Ciclo do Pronatec – 2014

Publicada em 02/07/2014 Atualizada há 1 ano

O evento aconteceu por volta das 7h30, no Auditório do Campus. A aula foi ministrada pela professora Ms. Aurineide Filgueira de Andrade, sobre o tema: “Educação e o Mundo do Trabalho”. Na ocasião, foi explicado a relação existente entre o mercado de trabalho e a educação. “Porque a educação abre portas, ela contribui para gerar expectativas capazes de realizar os sonhos de nossos alunos, pois é através dela que os alunos podem chegar aonde eles querem com qualificação. Entendo que a educação é fundamental em qualquer área, por isso se investe tanto em educação de qualidade nesta instituição”, explica Aurineide Andrade.

Relacionar a educação com o mundo do trabalho é primordial para se entender que é impossível crescer profissionalmente sem qualificação. Por isso, a educação aqui é vista como porta de abertura para se alcançar os objetivos profissionais dos alunos. Assim sendo, acrescenta a palestrante: “As expectativas dos nossos alunos é justamente fazer parte de forma eficaz do mercado de trabalho, eles já entendem desde o início do curso que essa meta só será cumprida e permitida com eficiência através da educação”.

Quando o aluno do Pronatec ingressa nesta Instituição de Ensino Técnico, ele chega com grande expectativa de mudar profissionalmente, “por isso o nosso objetivo como docente é orientar ao máximo os nossos alunos para que eles tenham o melhor desempenho possível”, enfoca Aurineide Andrade.

Além da programação exigida na grade curricular são passadas aos alunos questões como ética, comportamento, postura e, principalmente, trabalha-se a autoestima deles, porque “é através de uma autoestima elevada que eles começam a perceber que é possível mudar para melhor, que eles podem e são capazes”, frisa Aurineide Andrade.

“Eu costumo dizer que  qualquer instituição de ensino é uma vitrine, porque nela tudo se destaca mais, dessa forma, incentivo meus alunos a aparecerem o máximo possível em seus estudos, sempre buscando e objetivando mais, que se mantenham atentos e curiosos, questionando e aproveitando ao máximo o que a instituição  tem a oferecer,” finaliza Aurineide Andrade.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Com o objetivo de aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional. Para mais informações sobre o Pronatec, acesse: http://pronatec.mec.gov.br/

Participaram do Evento compondo a mesa o Diretor-Geral do Campus Mossoró, Prof. Jailton Barbosa dos Santos, o Diretor acadêmico do Campus, Prof. Hélio Henrique Cunha Pinheiro, o Gerente Executivo de Emprego, Renda e Qualificação Profissional da Prefeitura de Areia Branca, Jocsã Cerqueira Cunha, representando a Excelentíssima Prefeita Luana Pedrosa Bruno Moura, a Assistente Social do CRAS, representando o Excelentíssimo Prefeito de Upanema, Dalvani Dantas, e o representante do Grêmio Estudantil, Valdemar dos Pássaros. A Coordenadora do Pronatec, Profª Lúcia Lima e o Músico, Profº Ronildo Freire, também participaram do evento.