Dia do professor

Campus presta homenagem aos professores pelo seu dia

Dia do professor é comemorado neste dia 15 de outubro

Publicada em 14/10/2016 Atualizada há 1 ano

O IFRN/Campus Mossoró, por meio do seu Diretor-Geral, Prof. Jailton Barbosa dos Santos, o Diretor-Acadêmico, Prof. Hélio Henrique Cunha Pinheiro, docentes e técnico-administrativos, têm a satisfação de parabenizar todos os professores pela passagem do seu dia.

O dia do professor é comemorado no Brasil neste dia 15 de outubro, devido ao fato de, em 15 de outubro de 1827, o Imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, com a criação das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.

Os professores são profissionais de extrema importância em nossa sociedade, pois são responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país, abrangendo um escopo de profissionais que trabalham desde a educação infantil até o ensino superior universitário. Como todos sabemos, trata-se de uma das mais importantes profissões praticadas no mundo. Afinal, sem ela, a transmissão de conhecimentos e a correta apreensão destes pelas pessoas seriam praticamente impossíveis.

“Ao contrário do que muitos pensam, o professor não é só aquele que repassa conhecimento, mas, sim, ajuda a nos tornamos cidadãos críticos e conscientes”, destaca Vitória Yasmin, estudante de Edificações.

A data foi regularizada em 1963, pelo Decreto Federal 52.682, que, em seu Art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”.

“Eu não escolhi ser educadora, a educação que me escolheu. Me sinto extremamente realizada, pois além de trabalhar com o que eu mais gosto na vida (teatro e circo), eu consigo trocar conhecimento com as pessoas (alunos) e fazer com que eles continuem difundindo, praticando e divulgando essa arte que eu tanto amo”, ressalta Maria Luiza Lopes, professora de Artes Cênicas (Teatro e Circo).

No Brasil, para exercer o professorado, é preciso ter um curso superior em uma área relacionada ao ensino, seja a Pedagogia, seja um curso na modalidade de licenciatura, em que se apreendem os principais conceitos didáticos pedagógicos, além de se ter as primeiras experiências em sala de aula.

“Os professores nos fazem ver o mundo com outros olhos. Que eles continuem transmitindo conhecimento da forma mais amorosa possível”, comenta Thamara Nunes, estudante de Edificações.

Também pode ser professor qualquer outro cidadão que tenha concluído o ensino superior com uma formação complementar posterior (pós-graduação lato sensu ou stricto senso), tornando-se habilitado a ministrar aulas na universidade, com a recomendação de que o profissional faça uma especialização de docência em nível superior ou algum outro curso correspondente.

*Com informações do portal Brasil Escola.

Mensagem do Diretor-Geral, Prof. Jailton Barbosa aos professores:

Colegas professores e professoras,

Mais uma vez chegamos ao dia 15 de outubro, dia dedicado em homenagem aos profissionais que tem a função de ensinar, orientar, transmitir e transferir conhecimento para as gerações presentes e futuras. Todos os profissionais podem e devem ensinar outro individuo, mas a especialidade, a singularidade e a identidade do oficio de ensinar é intrínseca a função do professor.

Que nesse dia, possamos refletir sobre os desafios e perspectivas da nossa profissão, da nossa práxis, do nosso fazer pedagógico e a dimensão social que tomou o “ser professor”. Que possamos pensar sobre o nosso papel e a dimensão ética que a sociedade espera de nós. Que possamos compreender o presente e o futuro e a importância do nosso papel na construção de uma sociedade socialmente justa e equânime.

Parabéns Professores e Professoras por esse dia de reconhecimento e homenagem!