Ação de conscientização

Campus Mossoró realiza ação de conscientização sobre cânceres de próstata e mama

Publicada em 28/11/2018 Atualizada há 1 ano

O Campus Mossoró do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou, neste dia 28 novembro, uma ação conjunta visando à conscientização sobre os cânceres de próstata e mama. Na ocasião, ocorreu uma palestra ministrada pela Enfermeira Keila Duarte, que atua na Casa de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró, e o depoimento de Cleide Marinheiro de Souza, que já foi paciente de câncer de mama. Além de enfatizarem sobre a importância do diagnóstico e do tratamento da doença, também foi relada a relevância de perucas para a autoestima de pacientes em tratamento quimioterápico.

A ação, idealizada pela enfermeira do Instituto, Rita Raquel de Freitas, e integrada com o projeto Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), também lançou para alunos e servidores o desafio para que ambos doassem parte de seus cabelos para a confecção de perucas, que serão doadas aos pacientes com câncer. Os cortes de cabelos foram realizados após a palestra por um grupo de quatro cabeleireiras lideradas por Cristina Santos, que é presidente da Associação da Beleza de Mossoró e, ao todo, houve 18 doações. Embora o público-alvo tenha sido servidores do Campus Mossoró, diversos alunos participaram da ação.

Rita Raquel afirma a importância dessas doações, haja vista que, além do auxílio na autoestima de pacientes com câncer, ainda é trabalhada a solidariedade com as pessoas que fazem parte da instituição. A aluna do 4º ano do curso de Informática, Felícia Saskia, relatou um pouco sobre a experiência de doar os cabelos durante a ação: “Eu fiquei receosa no início, mas pensei nas pessoas que precisam passar pelo tratamento e que não possuem condições de comprar uma peruca, que é bastante cara. Sei quanto afeta na autoestima de uma pessoa, especialmente da mulher, desde quando ela descobre que precisará passar pelo tratamento, e porque a sociedade estereotipa a beleza dela por meio dos cabelos”, explica Felícia.