Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

20 anos de História

Campus Mossoró completa, oficialmente, 20 anos hoje (29)

Há 20 anos formando profissionais-cidadãos. São 20 anos de felicidade para todos que fazem parte dessa história.

Publicada em 29/12/2014 Atualizada há 12 meses

O Campus Mossoró foi inaugurado em 29 de dezembro de 1994, inicialmente denominado como Unidade de Ensino Descentralizada de Mossoró – ETFRN/UNED. As atividades letivas foram iniciadas em março de 1995, com o Curso de Eletromecânica.

Em 1999, a Instituição passou a ser chamada de CEFET/UNED-Mossoró. E, no ano de 2008, transformou-se em IFRN-Campus Mossoró.

O primeiro Diretor foi o Profº Nivaldo Ferreira da Silva, assumindo o cargo de 1994 a 1997. O segundo, foi o Profº. Rady Dias de Medeiros, de 1997 a 2004, e o terceiro, foi o Profº Clóvis Costa Araújo, de 2004 a 2012.

Atualmente, o Profº Jailton Barbosa dos Santos é o Diretor-Geral do Campus, e o Profº Hélio Henrique Cunha Pinheiro é o Diretor Acadêmico. Ambos dirigem a escola que há 20 anos forma profissionais-cidadãos, um orgulho para a educação mossoroense e Municípios adjacentes.

No dia 14 de maio, às 19h, no Auditório do Campus, com a presença da comunidade acadêmica, convidados e a imprensa aconteceu o lançamento da Campanha em comemoração aos 20 anos do IFRN-Campus Mossoró –“Você faz parte dessa história”. Na ocasião, foi lançado o Livro “A experiência pioneira do IFRN com reserva de vagas em seus processos seletivos”, da Profª Nadir Arruda Skeete.

Ao longo deste ano, a programação das comemorações alusivas aos 20 anos do Campus Mossoró continuou a ser realizada paulatinamente. Um fato que merece destaque foi o desenvolvimento do projeto que elaborou “Kits Escolares” personalizados com a logomarca da festa, para serem distribuídos aos atuais alunos e servidores da instituição.

De acordo com a Presidenta da Comissão da Festa, Elvira Fernandes, “a entrega dos Kits à comunidade acadêmica representa um símbolo individual de identificação da comemoração dos 20 anos do Campus Mossoró dentro da Instituição”, esclarece. Dessa forma, todos da Instituição foram homenageados ao levarem para suas casas a representação desse momento festivo tão importante para a escola.

Outro ponto marcante da Campanha, foi a realização das entrevistas que compuseram a “Série Você faz parte dessa história”, feitas com alguns diretores, servidores e ex-servidores do Campus. O objetivo da série foi contar a história do Campus sob a perspectiva e o olhar de cada entrevistado, por meio de experiências, aprendizados e emoções vividas por cada um deles ao longo desses 20 anos. O resultado desse trabalho foi excepcional, pois cada instante das entrevistas foi marcado pela oportunidade de podermos relembrar e reviver os momentos que marcaram o dia a dia de trabalho no Campus com criatividade, ousadia e um gostinho de dever cumprido. A série já está deixando saudade.       

A Festa dos 20 anos foi uma iniciativa que teve por objetivo resgatar e comemorar a trajetória de sucesso do Campus que já formou milhares de profissionais cidadãos ao longo desses anos.

Assim sendo, mediante a importância do aniversário do Campus, foi realizada uma Exposição Comemorativa, cujo objetivo era retratar ações que foram desenvolvidas pela instituição durante esses 20 anos. O evento começou a ser realizado no dia 9 de dezembro, e se encerra hoje (29), no saguão do IFRN - Campus Mossoró. Durante esse período, a Exposição contou com a visita da comunidade acadêmica e da comunidade externa.

O foco principal do material exposto na Exposição Comemorativa é apresentar a importância da instituição para a cidade de Mossoró e região, por meio de imagens, vídeos, arquivos documentais, etc., os fatos e curiosidades que marcaram a trajetória da instituição. O evento foi um sucesso.

A Festa dos 20 anos do Campus se encerrou em grande estilo com a realização de um baile  no dia 12 de dezembro, a partir das 22h, no Requint Buffet, contando com a participação de aproximadamente 400 convidados. Entre os tais, destacamos a presença de autoridades, servidores, alunos e amigos. O baile teve, como atrações musicais, a banda Radiola Club e André Luvi. Foi um evento quese consistiu num alegre momento de reencontro.

Enfim, são 20 anos de história, 20 anos de compromisso, dedicação e respeito prestados à sociedade mossoroense. 20 anos desempenhando educação de qualidade, 20 anos formando profissionais-cidadãos. São 20 anos de felicidade para todos que fazem parte dessa história. Campus Mossoró, há 20 anos fazendo toda diferença na vida daqueles que têm o privilégio de estudar numa das melhores escolas do país. Parabéns!