ciclo de palestras

Campus Mossoró aproxima ainda mais o estudante do mercado de trabalho

Os estudantes concluintes das diversas formações ofertadas pelo instituto têm tido a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento das organizações.

Publicada em 10/12/2013 Atualizada há 1 ano

A formação profissional ofertada pelo IFRN destina nas matrizes curriculares de todos os cursos (técnico de nível médio e tecnológico) disciplinas voltadas para a orientação à pratica profissional e ao conhecimento sobre Gestão das Organizações - GO.  Cabe a essa disciplina de GO fornecer as bases conceituais e as ferramentas necessárias sobre empreendedorismo e gestão de uma organização, notadamente de caráter comercial.

No âmbito dessa disciplina, os estudantes concluintes das diversas formações ofertadas pelo instituto têm tido a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento de organizações (pública e privadas), a partir de relatos feitos pelos próprios gestores. Esses momentos preciosos para a formação profissional dos futuros técnicos têm sido viabilizados através de um ciclo de palestras organizados pelo professor da disciplina de Gestão das Organizações Paulo Sidney Gomes. Segundo o professor “o objetivo principal dessa disciplina é aproximar o mercado de trabalho dos futuros profissionais, conciliando, dessa forma, a formação teórica com a realidade pratica vivenciada pelas diversas organizações” explicou.

O ciclo teve início em 13 da novembro com a palestra sobre o mercado de trabalho da construção civil em Mossoró e região e o perfil do profissional requerido pelo setor. A palestra foi proferida pelo engenheiro e empresário Weber Siqueira, ex-presidente do SINDUSCON Mossoró (Sindicato das Industrias da Construção Civil de Mossoró). Na sequência, ainda abordando sobre a cadeia da construção civil, os alunos conheceram o modelo de gestão adotado pela empresa PROEL – Projetos de Engenharia e Execuções, a partir da vivencia de seu diretor o engenheiro civil Cristiano Tito.null

O segundo momento do ciclo de palestras, ocorrido no último dia 27 de novembro, abordou a temática da eficiência energética. A palestra, com foco mais direcionado para os alunos do curso técnico de eletrotécnica, foi proferida pelo gerente da COSERN / Mossoró Miguel Rogério.  Ao final da palestra, o gerente revelou que a empresa há anos recruta e contrata para seus quadros profissionais eletrotécnicos formados pelo Instituto.  Esse momento contou ainda com a palestra sobre recrutamento e seleção de pessoas, ministrada por Fernanda Lopes, do Centro de Integração Empresa Escola -CIEE, parceira do instituto.

No dia 02 de dezembro, o ciclo de palestra teve sequência, com as abordagens sobre empreendedorismo e sustentabilidade empresarial. Participarão como palestrantes as instituições SEBRAE e PROGEL, esta última atuando na prestação de serviços de consultorias na área ambiental. O ciclo de palestras terá sequência no início do próximo ano, abordando temáticas relacionadas à cadeia do Petróleo e Gás, saneamento e informática, sempre abordadas por instituições com atuação consolidadas nesses segmentos, todas elas áreas de formação ofertadas pelo IFRN, campus Mossoró.