aquisições

Campus Mossoró adquire novas máquinas para o laboratório de Usinagem Mecânica

Foram adquiridas uma fresadora ferramenteira e um torno universal horizontal.

Publicada em 19/02/2014 Atualizada há 12 meses

O Campus Mossoró adquiriu recentemente, com recursos institucionais, uma máquina fresadora ferramenteira e um torno universal horizontal. As aquisições fazem parte da moderzinação das instalações do  laboratório de mecânica de usinagem, elevando assim o nível de qualidade da prática dos alunos.

A fresadora-ferramenteira destaca-se como a de maior importância para a realização dos trabalhos de ferramentaria, sendo, portanto, objeto de estudos mais detalhados.A fresadora-ferramenteira é usada em trabalhos especiais. Assemelha-se a fresadora vertical com alguns recursos de movimento em seu cabeçote vertical girando no sentido do eixo x, eixo y e z. Em alguns momentos podemos operá-la como fresadora horizontal. Para isso, monta-se nela um cabeçote especial que aciona o eixo horizontal e a torna mais versátil. Pode-se montar em seu cabeçote: mandril porta-pinça, mandril universal ou de aperto rápido. Esta máquina se destaca por sua versatilidade, precisão e rendimento com auxilio de régua e indicador digital.

O torno mecânico é uma máquina operatriz extremamente versátil utilizada na confecção ou acabamento em peças. Para isso, utiliza-se de placas para fixação da peça a ser trabalhada. Essas placas podem ser de três castanhas, se a peça for cilíndrica, ou quatro castanhas, se o perfil da peça for retangular.

Esta máquina - ferramenta permite a usinagem de variados componentes mecânicos: possibilita a transformação do material em estado bruto, em peças que podem ter seções circulares, e quaisquer combinações destas seções.