Parceria

Visando beneficiar estudantes, Campus firma parceria com Empresa Engepetrol Ltda

Publicada em 04/02/2016 Atualizada há 1 ano

O IFRN – Campus Mossoró (COPEIN/MO e COLAB/MO) e a Empresa Engepetrol Ltda firmam parceria que busca tornar efetivo o serviço público prestado à comunidade. Uma iniciativa que colocará em prática ações de benchmarking, bem como trocas de experiência e conhecimento nas áreas de Ciência e Tecnologia.

Dessa forma, a COPEIN/MO e a COLAB/MO iniciam o ano de 2016 estabelecendo a sua primeira parceria público x privada nos laboratórios de mecânica do IFRN – Campus Mossoró. O contato inicial com a referida empresa foi realizado pelo Coordenador de Pesquisa e Inovação, do Campus Mossoró, Diego Ângelo.

Assim sendo, a Empresa Engepetrol Ltda já stá realizando um tratamento térmico de alívio de tensões em algumas cabeças de produção de petróleo, supervisionados pelo coordenador dos Laboratórios e Técnico de Taboratórios/Mecânica, Valdecir Emanoel, e pela Técnica de Laboratórios/Mecânica, Susyara Karine. Ambos utilizam, para tais finalidades, o Forno Braskinls do Laboratório de Materiais da Instituição.

Desde 1987, a Engepetrol Ltda atua na cidade de Mossoró/RN proporcionado oportunidades aos alunos da ETFRN, CEFET e, agora, IFRN/Campus Mossoró tanto como estagiários quanto como funcionários efetivos.

A Empresa Engepetrol Ltda é uma empresa que tem um constante olhar voltado para a pesquisa e a inovação na área de Petróleo. Ela possui diversos produtos pensados e fabricados pelo Engenheiro Nilo e seus colaboradores, eles são reconhecidos e valorizados no mercado.

Segundo o pessoal do Setor de Controle da Qualidade e Projetos, da Engepetrol Ltda, Cláudio, Artur e Alan, “essa parceria é excelente, pois ela traz benefícios para ambas instituições. A partir dessa parceria, o Campus Mossoró (COPEIN/MO e COLAB/MO), quem sabe, futuramente, poderá realizar, em suas instalações, através da manutenção do contato e futuras aquisições de equipamentos, serviços/ensaios mecânicos. A Empresa Engepetrol Ltda realiza tais serviços em outros estados, justamente, por ainda não existirem possibilidades deles serem feitos no Rio Grande do Norte – RN”, refletem. Depois da parceira os entrevistados já estão apostando num futuro promissor para a área de mecânica, em Mossoró. Eles também informam que as portas da Empresa Engepetrol Ltda estão abertas para visitas técnicas.

O Coordenador dos Laboratórios - COLAB/MO, do Campus, Valdecir Emanoel da Silva, informa que  o Tratamento Térmico de Alívio de Tensões continua sendo realizado nos dias de segundas-feiras, quintas-feiras e/ou sextas-feiras, no turno vespertino, sempre sendo agendados junto à COLAB/MO. Dessa forma, técnicos, alunos e professores recebem e repassam conhecimentos sobre o processo, a máquina e a tecnologia que envolvem o referido serviço. Bem como, os encontros proporcionados por esta parceria proporcionarão aos professores, técnicos e alunos manterem as máquinas em funcionamento, auxiliando, assim, nas análises que forem necessárias.

Fonte: Valdecir Emanoel da Silva, Coordenador dos Laboratórios - COLAB/MO.