2º Lugar no Nordeste

Campus fica em 2° lugar dentre as Instituições Federais do Nordeste, em 5º no Estado e 1º em Mossoró, no ENEM – 2014

"Nossos parabéns a todos os Campi do IFRN que obtiveram resultados de destaque em nível nacional, em especial ao Campus Mossoró, pelo excelente resultado alcançado neste, e em outros ENEM, explana o Reitor e Prof. do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha.

Publicada em 10/08/2015 Atualizada há 12 meses

Foto: Jailro Henrique

O IFRN – Campus Mossoró se classificou em 2° lugar dentre as Instituições Federais do Nordeste, em 5º no Estado do Rio Grande do Norte, e ainda conquistou o 1º lugar em Mossoró, no ENEM – 2014. Confira a colocação aqui.

Um desenvolvimento que comprova o compromisso desta escola com a educação de qualidade, contribuindo para transformar, por meio da educação, a realidade profissional de milhares de jovens e adultos de Mossoró e municípios adjacentes desde a sua fundação, em 29 de dezembro de 1994. Campus Mossoró, há 20 anos formando profissionais-cidadãos.

Lisonjeado com a expansão dos Institutos Federais, o Excelentíssimo Reitor e Professor do IFRN explana: “Nossos parabéns a todos os Campi do IFRN que obtiveram resultados de destaque em nível nacional, em especial ao Campus Mossoró, pelo excelente resultado alcançado neste, e em outros ENEM. Alunos, Professores, Servidores Administrativos e Gestores, têm o nosso reconhecimento, sabendo que muito ainda poderemos melhorar nessa trajetória ascendente! Belchior de Oliveira Rocha.

O Campus Mossoró ficou em 67° lugar dentre todas as Instituições Federais que participaram do ENEM 2014. Com esse resultado, o Campus ficou à frente de vários IFs sediados nas capitais dos Estados Brasileiros. Confira, também, o desempenho do Campus em outros anos.

A classificação do Campus em 2° lugar, dentre os Institutos Federais sediados na região Nordeste, permitiu que ele ficasse atrás apenas do IFBA-Campus Salvador. “Um excelente resultado que consolida o IFRN como Instituição de referência na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT), frisa o Diretor-Geral do Campus Mossoró, Jailton Barbosa dos Santos.

O magnífico desempenho do Campus Mossoró no Enem – 2014 é o reflexo do trabalho prestado por todos os servidores que fazem parte dessa história de sucesso, bem como dos alunos que se dedicam e apostam na educação como meio transformador da própria vida e a da sociedade como um todo. “Parabenizamos os alunos, professores, técnico-administrativos, gestores e o pessoal da terceirizado pelo excelente resultado do Campus Mossoró, no ENEM – 2014”, elicita o Diretor-Geral.

Conheça a expansão dos Institutos Federais AQUI

No geral, o Instituto possui 7 campi entre as 20 escolas do estado com melhores desempenhos: o Campus Natal-Central obteve a 9º colocação no RN; o Campus Parnamirim a 11º; Pau dos Ferros a 15ª; Currais Novos a 16º; Caicó a 18º e o Campus Natal-Zona Norte a 20º.

Com relação às escolas públicas do estado, o IFRN tem 14 das 15 escolas melhor posicionadas. A exceção é a Escola Agrícola de Jundiaí, em 8º lugar, também federal.

Para o pró-reitor de Ensino em exercício do IFRN, Alessandro José de Souza, o resultado apresentado é muito bom, ainda que o objetivo principal do Instituto não seja preparar para o Exame. "Nosso objetivo é proporcionar aos nossos alunos uma formação integral: técnica e também humana. Desse modo, focamos o desenvolvimento da pesquisa e da extensão aliadas às disciplinas voltadas ao ensino profissionalizante e às de formação geral do ensino médio. O resultado no ENEM é uma consequência deste trabalho", declarou Alessandro. Em 2014, 32% dos cursos ofertados pelo Instituto era de ensino médio integrado ao técnico, com 8.446 alunos matriculados. O IFRN oferece ainda cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, cursos de ensino superior (graduação e pós) e de formação inicial e continuada, voltados para a capacitação profissional.

O resultado do ENEM 2014 por escola foi divulgado nesta quarta-feira hoje (5) pelo  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao MEC. O Inep não informa a média geral por escola, mas sim as médias obtidas em cada uma das áreas avaliadas na prova objetiva (linguagem, matemática, ciências da natureza e ciências humanas) e na redação. A colocação das escolas informada nesta notícia considera as médias obtidas nas provas objetivas.