Exemplo

Professor é homenageado pelos 20 anos de trabalho prestado ao Campus

“Construímos juntos, consolidando a presença da Instituição na Região, e ela vem promovendo meu crescimento profissional", Eduardo Peralta.

Publicada em 12/03/2015 Atualizada há 1 ano

O docente do Curso de Mecânica, Eduardo Gagliuffi Peralta, foi homenageado recebendo uma comenda que faz menção ao tempo de trabalho prestado à Instituição de Ensino Federal que há 20 anos forma profissionais-cidadãos, contribuindo para a qualidade da educação de Mossoró e Municípios adjacentes.

Eduardo Peralta é um respeitado profissional que integra a equipe de professores desta escola desde a sua fundação, em 29 de dezembro de 1994. Ao longo desses anos, ele tem contribuído para a formação acadêmica de milhares de técnicos. E também tem ajudado a escrever a história da escola que tem como base primordial o compromisso com a educação técnica de qualidade, por isso tem como meta a capacitação do futuro profissional da forma que o mercado de trabalho idealiza, isto é, competente, sempre bem informado e atualizado tecnologicamente.

Todo esse cuidado é por entender que o mercado está cada vez mais competitivo, por isso a escola preza, diariamente, pela eficaz formação dos seus discentes, visando e preparando-os para que sejam os destaques profissionais que o mercado precisa. Sendo assim, o Campus, por meio dos seus profissionais, deseja que seus alunos sejam a diferença no campo de atuação, isto é, a exclusividade associada à ousadia e à capacidade de desempenhar bem as melhores funções trabalhistas.

O sucesso da escola na formação dos discentes se deve aos profissionais competentes e dedicados que ela dispõe. O professor Eduardo Peralta é um exemplo disso. Perguntado sobre como ele se sente em fazer parte dessa história, o professor responde: “Com muita satisfação, principalmente, pelo fato de eu estar aqui desde o princípio acompanhado a evolução da Instituição, e mais ainda, vendo que os resultados com a formação dos alunos contribuíram para o desenvolvimento desta Cidade e Região. Poder fazer parte desse processo construtivo é extremamente gratificante,” relata o professor. Atualmente, Eduardo Peralta ministra disciplinas na área que ele atua, mecânica. Porém, eventualmente o professor ainda apoia outros cursos ministrando disciplinas na área de petróleo.

Ao longo de 20 anos muitos fatos acontecem na vida de todos, uns contribuem de forma positiva, outros nem tanto. Assim é a estrada chamada vida, repleta de surpresas. Diante do exposto, Eduardo Peralta relata alguns dos momentos especiais que marcaram a sua trajetória profissional. “Construímos juntos, consolidando a presença da Instituição na Região, e ela vem promovendo meu crescimento profissional. Tive as oportunidades de fazer especialização e mestrado em tempos de grandes dificuldades para liberação, mesmo assim, a instituição me deu todo o apoio que precisei para que eu pudesse concluir meus objetivos”, frisa satisfeito.

O docente explica que faz questão de retribuir as oportunidades que lhe foram concedidas com dedicação, apostando na melhoria da qualidade do ensino que ele vem prestando na escola . “Com minha experiência fora da Instituição fiz questão de cada vez mais promover a interação entre a vida no mercado de trabalho com o conteúdo ministrado em sala de aula. Por meio dessa prática pude observar melhorias exponenciais no interesse e entendimento dos discentes”, diz apoiado na experiência de mais de 20 anos de docência na área técnica.

De acordo com o professor, os primeiros momentos no Campus foram de muitas dificuldades, mas o empenho e a dedicação do grupo de profissionais que enfrentavam limitações de recursos, constantemente, fizeram a Instituição crescer. “Hoje, vejo que ela está com seu espaço consolidado nesta Cidade e Região. Conquistamos o respeito e, ao mesmo tempo, um grande reconhecimento por parte dos profissionais que aqui se formaram. O IFRN – Campus Mossoró, em 20 anos, conseguiu construir uma forma sólida no seu processo de ensino que permite a perfeita adequação a quem chega, e este se molda rapidamente ao estilo da escola, mantendo a qualidade do ensino", reflete Eduardo.

O professor Eduardo Peralta termina a entrevista falando sobre a importância dos profissionais que passaram por esta instituição fazendo história, e do quanto ele fica realizado ao saber que seus alunos estão se realizando profissionalmente:

“Os docentes que por aqui passaram e se foram, certamente, deixaram o ambiente com muita tristeza, mas com a certeza de dever cumprido. A eles devemos parte desse trabalho, principalmente, porque alguns recursos eram escassos. Hoje, quem chega a esta escola encontra uma Instituição plenamente equipada, com recursos inimagináveis outrora. Acredito que esses recursos nos incentiva a mantermos o desafio de melhorar cada vez mais a qualidade do ensino, e quem fica mais motivado com tudo isso são os alunos”, explica.

Finalizando, o Professor acrescenta: “Tenho satisfação em encontrar os nossos alunos no mercado de trabalho tendo sucesso na vida profissional. Isto é um privilégio para mim, tenho encontrado supervisores, prepostos, encarregados, gerentes, empresários, inclusive docentes na Instituição, que foram formados no Campus Mossoró. Acredito que o sucesso dos nossos alunos é o resultado esperado e concretizado por todos nós, finda Eduardo Peralta. Um profissional que fica feliz em ver a realização profissional dos alunos. Parabéns, Professor Eduardo! Que o sucesso seja sempre a melhor palavra para lhe definir como pessoa e como profissional.