Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

É CAMPEÃO!

Campus conquista 1º lugar geral na 8ª ONHB

Além disso, várias outras medalhas foram conquistadas

Publicada em 23/08/2016 Atualizada há 1 ano

Foto: Lídia Cecília/COCSEV-MO

O IFRN/Campus Mossoró conquistou o primeiro lugar geral na 8ª Olimpíada Nacional de História Brasileira (ONHB). A delegação do Campus embarcou para Campinas-SP, na última quinta-feira, com 17 equipes para participar da última fase da Olimpíada.

Além de conquistar o primeiro lugar geral da competição, foram conquistadas mais três (03) medalhas de ouro, totalizando quatro (04), uma (01) medalha de bronze e doze (12) menções honrosas. “Iniciamos o trabalho de preparação com os alunos em fevereiro. Desse mês até chegar aqui tivemos aulas com o Professor Gerardo, análise de questões e muito estudo. É gratificante ter o reconhecimento, não só com as medalhas, mas com todo o aprendizado adquirido”, destaca a Prof.ª. Ana Maria Moura, que Coordenou as equipes do Campus, juntamente com o Prof. Gerardo Junior.

Com as atividades sendo realizadas os alunos têm a oportunidade de desenvolver seu conhecimento na área em questão e, ainda, melhorar seu desempenho no trabalho em equipe, já que os participantes são divididos em equipes de três integrantes. Alguns já participaram das Olímpiadas nos anos anteriores, mas a sensação do ouro chegou a primeira vez nesta edição.

“Eu já estava saindo do local da premiação, pois já haviam chamado os medalhistas de bronze e prata. Não imaginava ganhar o ouro, nem lembro como foi no momento, é muita emoção e não dá para descrever com palavras. Mas, com certeza é uma oportunidade única e o conhecimento que temos é mais importante do que qualquer medalha”, conta a estudante Thayná Yasmim, que ganhou medalha de ouro, sendo integrante da equipe de maior nota geral do Brasil.

O Instituto deu todo apoio logístico necessário e incentivo para a participação dos estudantes nesta Olimpíada. “É uma satisfação enorme ver essa conquista dos alunos. Um reconhecimento ao aprendizado deles que com toda certeza reflete numa sociedade melhor. Além disso, é o reconhecimento da qualidade do nosso ensino, como uma Instituição Federal”, ressalta o Prof. Hélio Henrique Cunha, Diretor Acadêmico do Campus Mossoró.

Os alunos foram coordenados pelo Prof. Gerardo Júnior e a Prof.ª. Ana Maria Moura, ambos de história. Além deles, colaboraram com os estudos, o Prof. Francisco Chagas, também de história, o Prof. Davi Quintino, de Língua Portuguesa,o Prof. Marcelo Coelho, de Física e a Prof.ª. Elvira Fernandes. 

A ONHB

A Olimpíada Nacional em História do Brasil começou em 2009, e tem sido um grande sucesso entre alunos e professores de todo o país. Elaborada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), esta iniciativa firmou-se no cenário educacional como uma proposta inovadora de estudo consistente de História.

 Confira a lista das equipes vencedoras:

4 medalhas de ouro:

- Equipe: Azul de Metileno (Thayná Yasmim, Mariana Veloso e Khadja Oliveira) (1º lugar geral)

- Equipe: Hanna Pow Pow e os Powzinhos (Pedro Costa, João Paulo Liberalino e Hanna Stefanny)

- Equipe: 1822 (Lázaro Mendes, Thalita Alves e Carlos Jales)

- Equipe: Guantanamo (Túlio Filho, Marcelo Augusto e Emerson Costa)

1 medalha de bronze:

- Equipe: Calabar (Kaline Souza, Mariana Tavares e João Gabriel Soares)

12 menções honrosas:

- Equipe: Lobas (Lorrane Marques, Bárbara Letícia e Bárbara Marina)

- Equipe: D. Pedro e as Loucas (Joana Freitas, Júlia Maria e Pedro Victor)

- Equipe: Elite do Bolinha (José Mateus, Adriel Alexsander e Alda Elizabeth)

- Equipe: 300 sobre 100 (Leonardo Aquino, Tayron Felipe e Arthur Gabriel)

- Equipe: Fênix (André Lucas, Estephany Ruamma e João Marcos)

- Equipe: Adoradores do Deus Sal (Lueverton Gonçalves, Lucas Gabriel e João Pedro)

- Equipe: Tritono Histórico (Cleyton Oliveira, Riston Martins e Misael Gurgel)

- Equipe: Motinzados (Anna Beatriz, Sabrina Lourenço e João Victor)

- Equipe: Panteras Negras (Emilly Holanda, João Ivysson e Marilia Ferreira)

- Equipe: Os Candangos (Ítalo Medeiros, José Wilson e Giovanna Almeida)

- Equipe: O Vingador de Lampião (Maycon Eduardo, Fernanda Larissa e Ana Luíza)

- Equipe: O Bonde (João Augusto, Antônio Gabriel e Jeremy Venâncio)