Aula Magna

Alunos novatos foram recepcionados nesta manhã (6)

Compartilhamos com todos os novatos a felicidade de juntos podermos fazer parte da história da escola que há 20 anos forma profissionais-cidadãos.

Publicada em 06/05/2015 Atualizada há 1 ano

O ano letivo do IFRN – Campus Mossoró foi iniciado hoje. Os alunos novatos dos Cursos Técnicos (integrados e subsequentes) de Mecânica, Eletrotécnica, Edificações e Informática foram recepcionados, pela manhã, no auditório da Instituição. Na ocasião da aula magna, foi ministrada a palestra: “Meio Ambiente e Energias Renováveis”, pelo professor e Coordenador de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFRN, o Dr. Luiz Guilherme Meira de Souza.

“Na minha explanação vou abordar a temática Energias Renováveis e Consciência Ambiental, frisando, principalmente, a importância que esse tema representa, atualmente, na preservação da vida saudável do homem no planeta terra”, relata o palestrante.

O Dr. Luiz Guilherme também expressou sua satisfação ao falar sobre a oportunidade que lhe fora concedida, “é com prazer que estou no Campus Mossoró, hoje, falando para tantas pessoas sobre um tema que deve ser prioridade em todos os países do mundo”, enfoca o professor, consciente do papel social que ele desenvolve. Pois, apresentar a sociedade meios de preservação ambiental é muito relevante, devido a constante necessidade que existe na humanidade em mudar seus estilos errados de vida. O planeta está padecendo com o péssimo comportamento do homem.

A aula magna contou com a participação de vários alunos, atentos eles lotaram o auditório prestando atenção a cada informação, sobre a programação do início do semestre letivo 2015.1, que lhes foram passadas. Era comum perceber a expectativa no olhar de cada estudante, pois para muitos poder fazer parte da história do Campus Mossoró é a realização de um grande sonho. Como podemos conferir, por meio dos depoimentos de alguns estudantes, abaixo:

“Sempre imaginei estudar aqui, hoje estou vivendo a realização de um sonho. Ter conseguido passar é muito importante para mim, pois a formação que adquirirei nesta escola servirá para fazer a diferença no meu futuro profissional. Entendo que estudando aqui serei melhor preparado, aprenderei diariamente a ter mais responsabilidade em meus estudos, por isso conseguirei alcançar todas as minhas metas, enfoca, determinado, o estudante de Mecânica, João Augusto.

“Eu lutei bastante para conquistar meu espaço nesta escola, posso dizer que valeu a pena o esforço, pois agora estou, também, fazendo parte dessa história. Por meio do aprendizado que adquirirei pretendo seguir carreira, frisa Débora Nascimento, estudante do Curso de edificações. Com certeza, se ela continuar com esse entusiasmo e determinação conseguirá, sim, seguir carreira e ser o destaque profissional que o mercado de trabalho precisa. “Passei na primeira tentativa que prestei prova, vale a pena passar por essa experiência, aprendi que não precisamos morrer de estudar, apenas manter a meta focadamente no que se sonha”, acrescenta a estudante.

Mediante os depoimentos dos entrevistados podemos inferir que não é tão fácil conquistar uma vaga, por isso quem a consegue deve saber aproveitar ao máximo essa oportunidade. Cientes de que por trás de cada escolha que fazemos há consequências que são frutos da inicial. Assim sendo, devemos optar pelas escolhas corretas para podermos ser quem idealizamos.

“Perdi muitas noites de sono estudando, sabia que a disputa é acirrada, por isso fui determinado. Considero a experiência de poder está aqui hoje um mérito. Muitos dos amigos meus queriam estar aqui e não puderam. Tentei duas vezes, por isso considero essa conquista como uma alegria muito grande para mim. Vale a pena insistir no sonho que se tem, explicita, Caio Medeiros. Com certeza vale, Caio, porque quando deixamos de sonhar, automaticamente, deixamos de viver, passando apenas a existir como seres sem objetivos, esperança ou metas.

Por último, as estudantes Ana Lívia, do Curso de edificações, e Evanilde Barbosa, também compactuam da experiência de terem passado por meio de esforço, garra e determinação. Eu estudei muito, pretendo seguir carreira, pois realizei o grande desejo do meu coração”, diz a primeira. “Tentei duas vez para poder conquistar minha vaga, por isso digo enfaticamente: vale a pena estudar aqui, sempre soube que vale, tentaria novamente se ainda não tivesse conseguido, finaliza, com um largo sorriso de realização, a segunda estudante.

Se pudéssemos colher o depoimento de todos os estudantes que estavam na aula de abertura, nesta manhã, certamente perceberíamos que todos eles teriam a mesma perspectiva, isto é, vale a pena lutar pelo sonho que se tem e tentar ser um ser humano melhor para si e para a humanidade. Pois, ninguém é feliz e realizado sozinho, somos um conjunto de pessoas dependentes uns dos outros, no meio social.

Nada faz sentido quando não se tem com quem compartilhar. Por isso, compartilhamos com todos os novatos a felicidade de juntos podermos fazer parte da história da escola que há 20 anos forma profissionais-cidadãos. “Parabenizamos os novatos ressaltando que vocês são os melhores alunos que conquistaram as melhores vagas numa das melhores escola deste país. Por isso, desejamos sucesso a todos! Que vocês saibam aproveitar a oportunidade de estudar com qualidade, cientes de que muitos queriam também fazer parte dessa história e não podem, pois o acesso é limitado”, IFRN-Campus Mossoró, por meio do Diretor-Geral, Jailton Barbosa.

Confira algumas fotos da aula magna AQUI