Alunos do IFMO são medalhistas em olimpíadas brasileiras de Física

Estudantes receberam, ao todo, 10 medalhas e o Campus Mossoró ganhou, pela 3º vez consecutiva, o prêmio de escola destaque no estado

Publicada em 06/05/2019 Atualizada há 1 ano

Nesta última sexta-feira (03), alunos (as) do Campus Mossoró foram ao Campus Natal Central do IFRN para receberem 10 medalhas garantidas por seus desempenhos na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) e Olimpíada Brasileira de Física (OBF), ocorridas no ano de 2018.

Seis discentes foram premiados, sendo eles: Heronildo Almeida Luna Fernandes (1 ouro e 1 prata), Gildo Luiz de Sales Neto (1 ouro e 1 prata), Matheus de Sousa Matos Medeiros (1 prata e 1 bronze), Sayros Akyro Soares Martins (1 ouro e 1 bronze), Guilherme Ferreira (1 bronze) e Fabiana Vivian Oliveira Machado (1 ouro).

Os medalhistas estiveram sob a orientação do professor Marcelo Coelho, que também ganhou placa de reconhecimento e destacou a importância da participação dos alunos na olimpíada. “São uma fonte de desafio e motivação para aqueles que têm pretensão de uma vida na área de ciências naturais. Além disso, as olimpíadas são meios que nos ajudam a descobrir e lapidar jovens talentos que, de outra forma, nunca teriam a chance de brilhar”.

O orientador ainda enaltece o trabalho que é desenvolvido para a preparação dos alunos. Todas atividades são realizadas em sala de aula, onde os estudantes são estimulados a enfrentarem quaisquer desafios que lhes forem propostos. “A prova de eficácia desse modelo de qualificação é que ele nos garante sucesso tanto nas olimpíadas, quanto no ENEM, duas formas de avaliação absolutamente diferentes”.

Além disso, o Campus Mossoró ganhou o prêmio de escola destaque no estado. O reconhecimento é concedido à instituição com a maior premiação nas olimpíadas em cada edição. O IFRN Mossoró foi contemplado com o título pela terceira vez seguida. “O fato de o IFMO ter obtido uma premiação tão expressiva e de ser, por três vezes seguidas, a escola mais premiada no Rio Grande do Norte é uma expressão latente da qualidade do nosso trabalho”, evidencia o professor Marcelo Coelho.

A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), que tem como objetivos despertar e estimular o interesse pela Física; proporcionar desafios aos estudantes; aproximar o Ensino Superior Público do Ensino Médio; identificar os estudantes talentosos em Física, preparando-os para as olimpíadas internacionais e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas.

Já a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) visa à valorização da escola pública, à melhoria do ensino e ao estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência, em geral, e pela Física em particular.

Por Greyce Veneranda