Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Visita técnica

Alunos do Curso de Petróleo e Gás visitaram as Instalações do CTGÁS e do Complexo Tecnológico de Engenharia na UFRN

A visita, que aconteceu no dia 05 de junho, permitiu que os alunos pudessem associar os conteúdos teóricos e práticos das disciplinas.

Publicada em 12/06/2018 Atualizada há 1 ano

Os alunos do Curso Técnico em Petróleo e Gás, do Campus Mossoró do IFRN, realizaram, na terça-feira, 05 de junho, uma visita técnica às Instalações do CTGÁS e do Complexo Tecnológico de Engenharia na UFRN, sob a supervisão dos professores Raimundo Cosme da Silva Filho e João Paulo Fernandes da Silva.

O objetivo da visita ao CTGÁS foi conhecer os laboratórios de Ensaios de Materiais, de Química Ambiental e de Processamento e Qualidade do Gás, bem como conhecer os métodos e equipamentos de análises químicas do gás natural. Já na UFRN, o objetivo foi conhecer os laboratórios de Simulação de Poços de Petróleo, de Fluidos de Perfuração, de Engenharia de Reservatório e verificar, in loco, o sistema de automação nos equipamentos utilizando CLPs.

Na UFRN, os alunos foram recepcionados pelo Professor e chefe do Departamento de Engenharia de Petróleo, Marcos Allyson, e seus auxiliares: Maria Clara, Heric Weverton, Juan Fabio e Moisés, que apresentaram os diversos laboratórios da área de Petróleo, do Complexo de Engenharia da UFRN, bem como ministraram uma aula sobre o ingresso no mercado de trabalho. Já no CTGÁS, a recepção foi realizada por Marília T. de Faria Rodrigues, que apresentou a estrutura do CTGÁS e os diversos setores e serviços relacionado ao processo de gás natural.

A visita permitiu que os alunos pudessem associar os conteúdos teóricos e práticos das disciplinas, além de conhecer as novas tendências tecnológicas do setor de petróleo e gás, como destacou o professor Raimundo Cosme da Silva Filho.