Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Saeb

Alunos do Campus realizam avaliação do Saeb 2019

Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) possibilita mensurar a qualidade da educação ofertada aos estudantes nas escolas públicas

Publicada em 30/10/2019 Atualizada há 1 ano

O Saeb avalia através de testes de aprendizagem e do questionário socioeconômico.

Os estudantes dos 3º e 4º anos do Campus Mossoró, realizam nos períodos matutino e vespertino, desta quarta-feira (30), os testes e questionários do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O sistema de provas permite que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realize um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

A cada dois anos, o Saeb é aplicado na rede pública de ensino e em uma amostra da rede privada. Nos testes, os(as) alunos(as) respondem questões de língua portuguesa e matemática, permitindo que o Sistema de Avaliação analise a aprendizagem. Já nos questionários, examina-se o nível socioeconômico, além dos serviços sociais, a infraestrutura, a formação de professores, o material didático e os programas estruturados.

O Saeb possibilita mensurar a qualidade da educação ofertada aos estudantes nas escolas públicas. O resultado da avaliação oferece ainda subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

Segundo o site do Saeb, as médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Sistema de Avaliação, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Exercido desde 1990, o Saeb passou por várias modificações até chegar ao formato atual. A partir deste ano de 2019, a avaliação contempla também a educação infantil (com foco nas condições de oferta, infraestrutura e gestão, e não no desempenho da criança), ao lado do ensino fundamental (2º, 5º e 9º anos) e do ensino médio (3ª e 4ª séries).

Saiba mais sobre o Saeb:

Sistema de Avaliação da Educação Básica