Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Exposição fotográfica

Alunos do Campus Mossoró realizam programação especial alusiva ao Dia internacional da mulher

Programação terá início pela manhã e segue até a noite

Publicada em 03/03/2016 Atualizada há 1 ano

Arte divulgação

Os alunos do Campus Mossoró realizarão, no próximo dia 08 (terça-feira), uma programação especial alusiva ao Dia internacional da mulher. As atividades terão início logo pela manhã. A partir das 7h, estará aberta a exposição fotográfica Margarida Alves, organizada pelas turmas de Informática e Eletrotécnica do terceiro ano. A exposição seguirá até as 22h.

Também a partir das 7h, haverá participação na passeata do 08 de março, organizada pelo Centro Feminista 08 de março. O local de saída é a praça do Pax, localizada no centro da cidade. Durante a tarde, a programação terá continuidade com a exibição do vídeo ‘As sufragistas’. A coordenação também será do Centro Feminista 08 de março. À noite, o SINASEFE - Seção Mossoró e o Grêmio Estudantil Valdemar dos Pássaros, coordenarão as discussões sobre o filme "As sufragistas", a partir das 19h,

Entenda como surgiu a data

No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte-americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os dos homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

 Ressaltar essa data como um marco de reflexão e luta sobre a condição da mulher é importante para levarmos a cabo o mesmo compromisso político e ético que lutadoras(es) do mundo inteiro mantêm vivo.  

 

Fonte: Francisca Torres Gomes Filha