Projeto

Alunos do Campus desenvolvem projeto que trabalha o ensino divertido da matemática na educação fundamental

Iniciativa partiu de estudantes do 5º período do Curso de Graduação em Matemática

Publicada em 12/11/2019 Atualizada há 1 ano

Os(as) alunos(as) fizeram uma visita ao Campus.

Visando diminuir as dificuldades e os déficits existentes no aprendizado dos conceitos matemáticos no ensino fundamental 1, Márcia Emanoely, Mylton Franklyn, Jessica Ohana, Ádryo Kleiton, Fábio Augusto e Dariosmar de Sousa, discentes do 5º período do Curso de Graduação em Matemática, do IFMO, desenvolveram um projeto que utiliza atividades lúdicas no ensino da disciplina de Matemática. Coordenado pelo professor Rildo Oliveira, o trabalho contou com uma intervenção pedagógica na Escola Estadual Aleixo Rosa da Silva, nos 4º e 5º anos.

“Sabemos a real dificuldade dos alunos em compreender os conceitos matemáticos, a partir desta problemática, pensamos em inserir jogos e materiais concretos para que os estudantes pudessem tirar a abstração que encontramos na Matemática”, explica a aluna Márcia.

Números naturais, ordem crescente e decrescente, ordens e classes, sistema de numeração decimal, resolução de problemas com as quatro operações fundamentais. Esses conteúdos foram trabalhados em aulas expositivas e práticas, utilizando cartazes construídos com a participação dos alunos da Escola Estadual Aleixo Rosa da Silva e materiais concretos, tais como: material dourado, tapetinho matemático, palitos de picolé e materiais reciclados. Também foram confeccionados jogos com sucata e ministradas oficinas de jogos com atividades em equipe e, ao final, realizou-se uma Gincana Matemática.

A cada aula ministrada, as crianças fizeram anotações sobre o que compreenderam e as possíveis melhorias para a compreensão do conteúdo trabalhado. “Dentro do projeto, além da matemática, incentivamos os(as) alunos(as) no aprendizado da leitura. Esses estudantes realizaram um diário de bordo que será publicado em um livro”, destaca a estudante de matemática Márcia Emanoely.

O lançamento do livro de relatos está previsto para acontecer dia 6 de dezembro, no Campus Mossoró, em uma Noite de Autógrafos, na qual os alunos irão autografar o livro feito por eles.

Os alunos do Curso de Graduação em Matemática ressaltam que esses momentos lúdicos de aprendizagem são importantes para desmistificar a visão da Matemática como uma vilã escolar e fazer com que os alunos passem a enxergá-la como detentora de um papel socioeducativo que cumpra os requisitos de uma boa aprendizagem. “Foi uma experiência de satisfação imensurável devido à grande evolução das crianças, bem como o alto grau de comprometimento destas quando se passou a inserir o ensino lúdico nas aulas regulares”, conta Emanoely.