Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Intercâmbio - EUA

Aluno, de graduação, do Campus é aprovado em etapa nacional e ganha bolsa de intercâmbio nos Estados Unidos

“vale a pena acreditar nos sonhos que se tem, nunca devemos desistir mesmo que, aparentemente, estejamos diante do impossível", Artur Campello.

Publicada em 11/05/2015 Atualizada há 1 ano

O estudante do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, do IFRN-Campus Mossoró, Artur Campello Borges, torna-se o primeiro aluno de graduação a conquistar uma bolsa de intercâmbio em faculdades de tecnologia, nos Estados Unidos. Artur venceu a etapa nacional do Community Colleges, uma parceria entre a Assessoria de Relações Internacionais do Instituto Federal do Rio Grande do Norte com a Comissão Fulbright Brasil, patrocinado pelo Bureau of Educational and Cultural Affairs, do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América, juntamente com governos de outros países e setores privados. O resultado do intercâmbio foi divulgado no último dia 7 de maio de 2015.

Mediante a conquista inédita para o Campus, o referido aluno comenta sobre a experiência desse momento fantástico em sua vida: “será um intercâmbio totalmente acadêmico que me possibilitará cursar um ano a mais como estudante universitário, ou seja, é um ano de bônus com aparato acadêmico. O intercâmbio terá duração de 1 ano e 2 meses, dividido entre um ano de aprendizado no meio acadêmico e a ministração de um curso intensivo de inglês no período de aproximadamente um mês, antes do início do ano acadêmico”, enfoca o estudante.

Ao término do Intercâmbio, o estudante retornará ao Brasil tendo o compromisso de voltar ao Campus Mossoró para finalizar seu Curso de Graduação. Durante o período do intercâmbio o discente não poderá visitar outros países, nem tirar férias. Artur Campello é o primeiro aluno de nível superior a conseguir uma bolsa de intercâmbio nesta Instituição de ensino.

O processo de seleção para a bolsa, realizado em âmbito estadual, envolveu diversas etapas, contando entre elas, bom índice de rendimento acadêmico (IRA), teste de proficiência em inglês (TOEFL-ITP) e entrevistas, que foram realizadas em Natal, nos dias 21 e 22 de janeiro, pela comissão Fulbright.

Participaram da seleção, alunos dos cursos de tecnologia em Comércio Exterior; Gestão Ambiental; Gestão Desportiva e de Lazer; Gestão Pública e Produção Cultural. A intenção do programa é oferecer oportunidades em áreas não contempladas pelo Ciência Sem Fronteira.

Para o estudante, a sua classificação no intercâmbio é um momento de grande vitória, porque Artur sempre se esforçou e batalhou muito para alcançar este objetivo.“Vou levar essa minha constante luta como uma inspiração para tudo o que eu possa fazer no futuro, pois lutei anos para poder conquistar essa oportunidade. Por isso, posso dizer que não há nada impossível quando existe esforço pessoal e força de vontade. Aprendi que mesmo que nossos sonhos sejam classificados como impossíveis a concorrência é menor, porque quando há impossibilidade entre nós e nossos objetivos a maior luta que acontece é entre cada um de nós. Isto é, diante do impossível a concorrência é menor por que cada um vai está concorrendo consigo mesmo, explica o estudante, baseado na experiência de suas lutas para conquistar um intercâmbio.

Assim sendo, fica a lição: concorrer com o impossível é concorrer consigo mesmo. Dessa forma, infere-se que a concorrência é menor, pois diante das oportunidades possíveis a concorrência torna-se maior, o que acaba dificultando as chances também. De uma forma ou de outra, “vale a pena acreditar nos sonhos que se tem, nunca devemos desistir mesmo que, aparentemente, estejamos diante do impossível. Antes de conseguir me classificar já havia tentado outras três vezes com destino bem diferentes, como os EUA, Noruega e até a China. Em todos os três processos seletivos dos quais participei fui aprovado, eu me encaixava nos pré-requisitos exigidos nos editais, porém não poderia ser convocado devido ao nome do ‘Curso Gestão Ambiental’, por ele ser ligado a área da administração e essa ser, justamente, uma área prioritária que o Programa Ciências sem Fronteiras não apoia, explica, reflexivo, o discente.

De acordo com Artur Campello, o Programa Ciências sem Fronteiras não financia as áreas cultural e a administrativa, cobrindo, assim, apenas a tecnológica. Por isso, “diante da dificuldade do meu Curso em ser aceito, eu já tinha até desistido de tentar”, revela, aliviado por ter conseguido reverter o quadro que o deixava de fora da oportunidade de fazer intercâmbio.

Porém, o destino tem seus mistérios, o que antes parecia já está preestabelecido agora tomava outros rumos, pois uma nova oportunidade surgiria mudando radicalmente os planos do estudante. Foi em dezembro do ano passado (2014) que surgiu a oportunidade que continha todos os requisitos pelos quais Artur Campello se encaixava. “Eu pensei, (risos) nossa abriram essa oportunidade exclusivamente para mim, porque eu me encaixo literalmente no perfil solicitado, e o meu Curso também!” Fala sorridente. O perfil que o estudante faz referência é alusivo ao término da Faculdade, que seria depois de 2015.1, tempo esse exigido no edital da seleção. Bem como possuir boas notas, ter feito teste de proficiência, de forma bem sucedida, falar e escrever fluentemente inglês, etc. Entre risos e brincadeiras, Artur revela: “eu tirei uma nota perfeita, com ela estou classificado, até que enfim vou entrar!”

Mediante seu próprio desempenho,  Artur ressalta que tinha quase certeza de que a sua hora havia chegado. “Sinceramente, eu acreditava nisso, tinha, literalmente, chegado a minha vez de vencer! Esses pensamentos falavam fortemente dentro de mim: é agora ou nunca”, explicita, feliz e realizado, como se toda essa história fosse apenas um sonho de uma noite mal dormida. O referido candidato foi o único de Mossoró a participar do processo seletivo.

Para Campello, fazer um intercâmbio faz toda a diferença em sua vida profissional. Graças ao esforço e dedicação dele essa é uma meta que está prestes a se concretizar. Com certeza, estudar nos Estados Unidos, país da globalização, na era tecnológica, do mundo num click, no qual as informações correm soltas, numa velocidade incalculável, contribuindo, assim, para formar a opinião pública, se qualificar, objetivando ser o diferencial que o mercado de trabalho visa, se faz necessário àqueles que tem o entendimento de que o tempo não para, nem espera pelos desapercebidos. Pois, “a vida é o que acontece enquanto se faz planos”, diz, enfaticamente, um acertado ditado popular.

Conforme o exposto, “temos que ter uma visão global, pois na era da informação e do mundo interligado a qualificação faz toda a diferença. Entendo que o aprendizado adquirido em outros países ampliará o hall do meu conhecimento, e isso me ajudará muito na carreira profissional que desempenharei futuramente. Certamente, esse intercâmbio será um salto gigante no meu currículo. Valorizo muito tudo isso, pois sei que ter o máximo de conhecimento, não só da minha cultura e área acadêmica, mas de outras também faz toda a diferença. Digo isso por entender que a disputa trabalhista está cada vez mais acirrada”, enfoca o estudante, convicto das mudanças que o mundo globalizado tem proporcionado a todas as pessoas, exigindo delas mais qualificação como diferencial primordial.

Consciente do papel social que a educação desempenha, o estudante Artur Campello reconhece a importância que o IFRN-Campus Mossoró tem proporcionado, diretamente, em sua formação acadêmica, oferecendo-lhe ensino de qualidade e professores dedicados. Certamente, esse conjunto contribuiu para a classificação do discente no intercâmbio. “Esta Unidade de Ensino Federal é uma mãe para mim, aqui recebi todo o apoio e suporte que precisei para me capacitar e conseguir realizar meus ideais. Aproveito para agradecer a todos os professores pelo incentivo e o apoio de sempre. Saibam que vocês contribuíram para eu chegar aonde cheguei, por isso digo-vos: obrigado pelo estímulo! Aproveito também para agradecer aos amigos que presenciaram minhas lutas e agora a vitória", explicita Artur, com espírito agradecido.

A vitória nunca poderá ser considerada uma conquista individual, pois ela também é fruto do conjunto das atitudes e ações daqueles que fazem parte da história da nossa vida, seja de forma direta ou indireta. Assim sendo, uma história de sucesso jamais obterá o resultado esperado quando esse sucesso depender apenas de uma pessoa. A vida é um conjunto de ideais, com suas respectivas pessoas.

O Campus Mossoró, por meio do Diretor-Geral, em Exercício, e,Diretor Acadêmico, Hélio Henrique Cunha Pinheiro, felicita o referido estudante pela conquista. “Parabenizo o aluno Artur Campello pelo feito inédito dentro deste Campus, pois esta é a primeira vez que um estudante de graduação consegue uma bolsa de intercâmbio. Hoje, esse marco pertence a Artur, discente de nível superior, do Campus Mossoró. É uma satisfação para todos nós, que fazemos parte da história desta escola, ter um aluno com essa capacidade. Estudar numa universidade de referência mostra o quanto o aluno é qualificado e bem preparado para tal finalidade. Dessa forma, infere-se que o Campus será bem representado, por meio de Artur, isso é uma alegria e um orgulho para todos nós, explana o Diretor.

A Comissão Fulbright busca promover a internacionalização nos Community Colleges, instituições americanas de ensino tecnólogo, que oferecem outra via de acesso ao ensino superior, não sendo especificamente as universidades. Os alunos do IFRN selecionados nesta edição do programa devem viajar no mês de julho, deste ano, época em que darão início a um curso intensivo de inglês, ministrado antes das aulas iniciarem.

Assim sendo, mediante os preparativos para a realização da viagem e a concretização de um grande sonho, encerramos esta matéria com as palavras de despedidas do estudante: “é preciso coragem para dizer adeus à família e aos amigos, mas precisamos trilhar o nosso próprio caminho. Espero ser um exemplo para os demais estudantes do Instituto Federal. Que eu possa ser capaz de transmitir meu conhecimento após o retorno, pois essa conquista abre portas. Finalizo relatando que estou em choque. Meu coração está cheio demais para que eu possa dizer exatamente como me sinto", finda convicto dos seus ideais. Vá em paz, Artur Campello, que você literalmente consiga realizar todos os seus sonhos. Desejamos que você seja feliz e realizado, sempre.