ABADÁ - Capoeira

ABADÁ – Capoeira se apresenta para os alunos novatos do Campus Mossoró

O objetivo foi recepcionar e integrar os alunos novatos no início do semestre letivo de 2014.1

Publicada em 06/05/2014 Atualizada há 1 ano

A proposta da apresentação é fazer uma analogia entre uma Roda de Capoeira e uma sala de Aula. A ideia central da programação é discutir com os alunos, de forma lúdica, alegre e integrativa, algumas regras de convivência e normas disciplinares exigidas pela organização didática do Campus, como: O uso do Abadá faz analogia com o uso da farda, o respeito ao Mestre com o Professor, a Roda de Capoeira simboliza a sala de aula, e assim sucessivamente.

Na capoeira destaca-se quem treina, nos estudos, analogicamente, quem estuda e busca superar suas dificuldades. Dessa forma, a apresentação é uma dinâmica que tem como benefício principal levar o aluno a refletir sobre seu potencial e sua responsabilidade como estudante compromissado com sua formação profissional e humana.

A Capoeira mantém tradições e procura resgatar valores por vezes negligenciados na sociedade, como: disciplina, respeito, solidariedade, companheirismo, etc. Numa Roda de Capoeira todos são considerados iguais, porque ela é integradora, pois sempre está recebendo  pessoas de diferentes raças, idades, sexo e religião. Estes valores são apoiados por esta Instituição de Ensino, porque cada cidadão merece ser respeitado e incluso por todos. É dever da Escola ensinar a igualdade e a justiça sociais aos seus alunos.

A Capoeira traz em seu cerne aspectos Históricos do povo brasileiro, é símbolo de resistência a escravidão, é uma luta. No entanto, ainda hoje, sua prática é marginalizada por pessoas que não entendem o seu real sentido cultural. A Roda está associada ao esporte, a busca de qualidade de vida sem drogas, permite uma consciência corporal trabalhando coordenação motora, flexibilidade, força.

Em seus aspectos culturais, destacam-se as músicas, a dança, enquanto ginga para disfarçar a luta, e muita disciplina. Por isso, a Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da arte Capoeira (ABADÁ – Capoeira) foi escolhida pela psicóloga* do Campus, como forma de se fazer analogias em relação ao respeito, a inclusão e a disciplina com a educação.

Um Psicólogo Educacional atua no âmbito da educação, nas instituições formais ou informais. Colabora para a compreensão e para a mudança do comportamento de educadores e educandos, no processo de ensino aprendizagem, nas relações interpessoais e nos processos intrapessoais, referindo-se sempre as dimensões política, econômica, social e cultural. Realiza pesquisa, diagnóstico e intervenção psicopedagógica individual ou em grupo. Participa também da elaboração de planos e políticas referentes ao Sistema Educacional, visando promover a qualidade, a valorização e a democratização do ensino*.

Glaudênia Alves de Moura

Atribuições Profissionais do Psicólogo no Brasil – retirado sem adaptações.