ONHB

23 equipes do Campus Mossoró são finalistas na 11º ONHB

Equipes estão buscando alternativas com o objetivo de custearem a viagem para Campinas

Publicada em 05/07/2019 Atualizada há 1 ano

As equipes estão sob a coordenação do professor Gerardo Bastos / Foto: Jozamar Oliveira.

23 equipes do Campus Mossoró, coordenadas pelo professor Gerardo Bastos, estão classificadas para a final da 11° Olimpíada Nacional em História do Brasil, que acontecerá nos dias 17 e 18 de agosto, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo. Os grupos estão buscando alternativas para custearem a viagem.

A olimpíada teve início em maio com a participação de 18,5 mil equipes. Para a fase final, 314 equipes de todos os estados do país foram convocadas. O Ceará é o que conta com maior número de finalistas (90 equipes); seguido do Rio Grande do Norte (74 equipes); São Paulo (37); Pernambuco (36) e Bahia (27). Somente os quatro estados nordestinos correspondem juntos a 72% do número total de finalistas.

Para o docente coordenador local, Gerardo Bastos, essa conquista é de bastante relevância, pois reafirma um Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica de alta qualidade no IFRN. “O resultado reflete a importância da preparação que vai além de um mero treinamento ou adestramento para as provas”. Os alunos passaram por fases preparatórias, que ocorreram durante os meses de março e abril, contando com atividades virtuais e presenciais. Estas últimas constaram de palestras ministradas pelos professores de História da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), por meio de parceria firmada desde o ano de 2016.

“Além de mostrar a excelência no ensino, a instituição busca também proporcionar uma formação humanística e cidadã, fazendo com que estudantes se tornem profissionais competentes com uma visão crítica aprofundada acerca do mundo do trabalho”, ressalta Gerardo.

Ainda segundo o professor, os estudantes estão muitos felizes e orgulhosos com esse resultado, mas, para conseguirem bancar a viagem a Campinas, estão recorrendo a algumas alternativas como a vaquinha online. “Apesar do apoio recebido pelo Núcleo Gestor do Campus, uma boa parte deles ainda está ansiosa para saber como vai angariar as verbas necessárias para os seus custeios na fase final. Estão buscando patrocínios, fazendo vaquinha eletrônica e vendendo rifas”.

No primeiro dia da fase final (sábado), os grupos realizam a prova dissertativa presencialmente durante a manhã. Nesse momento, os professores participam de uma palestra ministrada por um convidado. O resultado é comunicado na manhã de domingo em uma cerimônia festiva em que são distribuídas 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze, de acordo com a pontuação. Os demais recebem medalhas de honra ao mérito.

Neste ano, medalhistas de ouro e prata da 11ª ONHB poderão concorrer a duas vagas no curso de graduação em História da Unicamp. A oportunidade foi uma deliberação do Conselho Universitário (Consu), em parceria com a coordenação da ONHB e faz parte do edital de “Vagas Olímpicas”, implantada de forma inédita em 2018, com o objetivo ampliar o acesso à universidade.

A ONHB é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações (MCTIC), por meio do edital de Olimpíadas Científicas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É coordenada pelas profas. dras. Cristina Meneguello, Alessandra Pedro e Raquel Gryszczenko Alves Gomes.

Em suas dez edições, a ONHB firmou-se como uma empolgante competição para os alunos de oitavo e nono anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de todo o Brasil, trazendo uma proposta inovadora de estudar a história do Brasil, abordando temas fundamentais a partir de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos.

Contribuição

Para ajudar os estudantes a integrarem a final da ONHB, é possível doar através do link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/604077

Por Greyce Kelly