Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Dia do Técnico

23 de Setembro - dia do Técnico de Nível Médio. Campus Felicita-os.

Os Técnicos trazem em seus currículos conhecimento, compromisso, sabedoria e eficiência. Dessa forma, este dia que os homenageia deve ser lembrado com respeito e reverência.

Publicada em 23/09/2014 Atualizada há 1 ano

 

Neste 23 de setembro comemora-se o dia do Técnico de Nível Médio. Para celebrar este dia elaboramos esta matéria com o intuído de parabenizarmos todos os técnicos, os profissionais que a cada ano conquistam mais e mais espaço no mercado, demonstrando credibilidade através da realização das funções que lhes são atribuídas com ousadia, perseverança e determinação. Os Técnicos oferecem mão de obra qualificada, uma característica comprovada pelo mercado de trabalho e as indústrias, os termômetros das economias em crescimento, por isso eles têm se destacado e conquistado confiança em todo país.

Os resultados de tudo isso são os cursos profissionalizantes de nível médio preencherem perfeitamente as vagas que o mercado busca com profissionais que trazem em seus currículos conhecimento, compromisso, sabedoria e eficiência. Dessa forma, este dia que os homenageia deve ser lembrado com respeito e reverência, parabéns!

O Diretor Acadêmico e Prof do curso de Eletrotécnica, Hélio Henrique, contribui para a formação dos técnicos no Campus Mossoró há 12 anos. Consciente da importância deste dia, ele felicita todos os técnicos: “A mensagem que eu deixo para todos é que os técnicos devem se orgulhar cada vez mais da profissão, essa é a principal mensagem, porque essa é uma profissão que está cada vez mais em ascensão em nosso país, de uns anos para cá se tem investido muito nesses profissionais, valorizando-os, pois eles têm especificidades próprias, isto é, situações próprias de atuação, eles são profissionais acima de tudo necessários no mercado devido eles serem um intermédio entre a mão de obra braçal e uma mão de obra do ensino superior qualificado, esse é um papel que só o técnico pode desempenhar, explica Diretor Acadêmico.

Há 20 anos o Campus Mossoró forma profissionais técnicos cidadãos capazes de atuarem no mercado de forma qualificada e eficiente. Um trabalho prestado à sociedade local que tem sido reconhecido através da vasta ocupação de seus ex-alunos no mercado de trabalho. “Esse resultado nós vemos no dia a dia através da empregabilidade dos nossos alunos, eles têm conquistado oportunidades de empregos qualificados que só o curso técnico pode proporcioná-los. Na verdade, essa é uma questão de formação que eles têm para o mundo, isso mesmo, para o mundo, pois sua formação não é só para o mercado de trabalho. Percebemos claramente essa afirmação quando encontramos nossos ex-alunos, eles sempre têm histórias positivas para contar-nos, esclarece Hélio Henrique. Ele finaliza dizendo: “Me sinto orgulhoso pela oportunidade que tenho de poder contribuir de alguma forma para o sucesso desse quadro de profissionais que se destacam no mercado a cada ano.  

Pesquisas indicam que o Profissional técnico está cada vez mais necessário no mercado de trabalho, nos próximos dois anos só a indústria irá precisar de 7,2 milhões de trabalhadores de nível técnico. O estudo “Educação Profissional e Você no Mercado de Trabalho,” realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e que avaliou dados de 2002 a 2010, diz que um trabalhador com formação técnica tem 38% mais chances de conseguir um emprego com carteira assinada do que um formado no ensino médio regular. A mesma pesquisa da FGV aponta que um técnico ganha 13% a mais em relação ao trabalhador comum.

Toda essa valorização comprova a importância que o mercado está dando aos profissionais com esse tipo de formação, por isso eles são mais necessários do que nunca, essa é uma característica de economias em crescimento. Esses avanços são reflexos que as escolas técnicas têm proporcionado aos técnicos, proporcionando-lhes diariamente cada vez mais conhecimentos técnicos e formação focada em áreas específicas, além de contar com uma grade curricular focada na prática e na qualificação.

“Eu me sinto privilegiada de poder estudar no IFRN – Campus Mossoró, desde cedo sei o que quero para minha carreira profissional. Os conhecimentos adquiridos nesta escola me fazem acreditar que serei uma excelente profissional capacitada. Pretendo continuar meus estudos na área de arquitetura, afirmo que cada conhecimento que aprendi aqui servirá de alicerce para eu alcançar meus objetivos profissionais. Esta escola é a base fundamental para eu poder prosseguir sempre com confiança”, relata Bruna Santos, aluna do 4º ano do curso de Edificações. Futura técnica que certamente se destacará no mercado de trabalho.

Os alunos e ex-alunos dos Institutos Federais são destaques em todo país e fora dele também, são profissionais que juntaram a oportunidade de estudar com a incrível vontade de crescer profissionalmente. Como estamos há 20 anos formando profissionais cidadãos, já capacitamos inúmeros técnicos competentes, que são hoje destaques no mercado de trabalho. No entanto, não temos como apresentar aqui o resultado e a carreira de cada técnico formando em nossa escola, por isso, desde já, parabenizamos cada um de vocês técnicos que fazem parte dessa história, vocês são nosso principal orgulho e o motivo de investirmos cada vez mais em educação de qualidade.

Assim sendo, escolhemos a ex-aluna Márcia Albuquerque para falar neste dia do Técnico um pouco da sua experiência e trajetória como técnica bem sucedida que soube aproveitar a oportunidade que teve de se qualificar, confira na íntegra:

“O ensino ministrado nas escolas técnicas são de excelente qualidade. Os professores, o ambiente e a estrutura física são alguns dos ingredientes que proporcionam o sucesso da aprendizagem, bem como a satisfação dos alunos que frequentam a instituição. Tive o prazer de ter ingressado na formação das primeiras turmas, sendo mais direta, da segunda turma de técnicos em edificações da cidade. O ensino foi inovador, o comprometimento dos professores, bem como o entusiasmo em nos oferecer um ensino de qualidade era muito visível. As disciplinas técnicas ministradas serviram de referencial para atuação no mercado, fazendo com que saíssemos de lá, com uma base para atuar no mercado de trabalho de modo satisfatório.

Com certeza o aluno sai preparado para atuar no mercado profissional. Toda a teoria é colocada em prática antes mesmo do aluno atuar no mercado, por meio de atividades práticas, bem como do estágio. Sem contar que, a preocupação da Instituição em colocar o aluno no mercado, dando todo o suporte e apoio necessário, diminui o medo de encarar os novos desafios e faz com que a atuação seja valorizada e vista de modo promissor, tanto pelos alunos, como pelos contratantes, donos de construtoras, etc.

Estou no caminho a me sentir realizada, agora no fim do ano, me formo no curso de arquitetura. Um sonho acadêmico que busco, após ter me formado como técnica em edificações civil. Aguardei ansiosamente o curso na cidade e serei uma das graduandas da primeira turma. 

Entendo que os cursos técnicos são visionários e estabelecem novos pensamentos e posicionamentos por parte daqueles que tem contato com o seu aprendizado. Molda o aluno para a demanda existente no mercado profissional e faz com que ele se torne um diferencial, por meio de seus conhecimentos. Conheço e possuo muitos amigos que só possuem cursos técnicos e se encontram em destaque em grandes construtoras e multinacionais, isso graças ao seu potencial e o desejo de mostrar que vale a pena aprender cada dia a mais acerca da sua área. 

A escola técnica foi um divisor de águas em minha vida, a oportunidade que tive em ter sido aluna do Campus me proporciona excelentes lembranças da época que estudei na instituição. Fiz amigos que os levarei pelo resto da vida, além da experiência que me posicionou perante a carreira que desejo seguir na vida, isso me abriu portas no mercado profissional.

Sou muito grata e me sinto muito feliz por fazer da historia da instituição, guardo com carinho e saudades todos os ensinamentos, bem como as vivências dessa época maravilhosa. Atualmente, trabalho como técnica em edificações na Diretoria de Engenharia, Arquitetura e Obras da UERN”, explana emocionada, Márcia Albuquerque.

 

Esperamos que este depoimento sirva de exemplo para todos os técnicos e futuros técnicos.

Desejamos a todos da área um feliz dia do técnico, que vocês sejam sempre reflexo de excelentes profissionais qualificados, a força de trabalho e que este país precisa.

 

De acordo com a Lei Nº 5.296, de 13 de fevereiro de 2014, o dia 23 de setembro fica destinado como o dia comemorativo ao Técnico de Nível Médio, esta data está instituída no calendário oficial do Distrito Federal. (Autoria do Projeto: Deputado Rôney Nemer).