Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ENSINO

Seminários Interdisciplinares: A Matemática em Destaque

O projeto de ensino da disciplina de Matemática intitulado de "A matemática como formação social" é coordenado pelo Prof. Me. Francisco Djnnathan e traz temas relacionados aos cursos de Informática e Química, evidenciados nos conceitos matemáticos aprendidos em sala de aula pelos alunos

Publicada em 23/02/2017 Atualizada há 1 ano

A semana que antecede o carnaval deste ano, no IFRN – Campus Macau aconteceu a culminância de um projeto de Ensino da disciplina Matemática intitulado de A matemática como formação social, coordenado pelo Prof. Me. Francisco Djnnathan da Silva Gonçalves. Tal projeto corresponde ao investimento de temas relacionados aos cursos de Informática e Química que evidenciem os conceitos matemáticos apreendidos em sala de aula. Neste processo, os discentes deveriam se apropriar de seus temas, articular um assunto que lhes favorecessem e, posteriormente, apresentar a produção de uma forma criativa que empolgassem aqueles que se despusessem a assisti-los.

Durante as apresentações, preocupados em mostrar a matemática inserida no contexto de seus assuntos, os discentes perpetuaram a interdisciplinaridade. Evidenciaram a tão sonhada integração das disciplinas e como uma corrobora para o desenvolvimento da outra. De fato, o envolvimento de artes, antropologia/sociologia, biologia, física, química, história, programação, língua portuguesa e matemática garantiu o sucesso do projeto. Os educandos foram ousados em construir duas salas temáticas, uma correspondia ao sistema respiratório com a simulação de entrarmos nas fossas nasais, a outra representava o sistema digestivo caracterizado por introduzir a matemática existente nas dietas nutricionais. Além disso, destaca-se as apresentações ocorridas de uma forma não trivial, como foi o caso das equipes que trouxeram a encenação, ora caipira para mostrar a presença e a importância de geradores elétricos para a sociedade, ora por meio de um jornal informativo acerca do potencial da energia solar e a produção de sal na Costa Branca.

A animação tomou conta do auditório quando os discentes de química propuseram uma mini gincana sobre função quadrática, premiando os participantes da dinâmica com chocolates. Na sequência, no miniauditório, a energia marimotriz pode ser compreendida com curiosidades e processo de demonstração matemática, possibilitando o envolvimento do público com a pesquisa.  Ademais, ocorreu a apresentação acerca da tecnologia do celular, com uma verdadeira aula de como conseguir montar uma empiria, um acervo de pesquisa e articular história, tecnologia e matemática.

De maneira geral, as pesquisas realizadas pelos educandos constituíram num trabalho bem alicerçado e desenvolvido, com o estímulo da oralidade, além de atividades de leitura e escrita, propiciaram uma compreensão dos conceitos matemáticos envolvidos. E isso, contribuiu para a alfabetização em matemática com o entender daquilo que se lê e escreve, relacionando com a dimensão social e cultural desse movimento. Assim, os seminários interdisciplinares possibilitaram, via investigação, o processo de apreender conceitos que transbordam o ambiente institucional. 

 

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas