Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

V SECITEX

Professor do Campus Macau ministra minicurso na V SECITEX

O evento foi realizado entre os dias 16 e 18 de outubro de 2019 no Campus Mossoró

Publicada em 01/11/2019 Atualizada há 1 ano

Entre os dias 16 e 18 de outubro de 2019, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, realizou, em Mossoró, a V Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão. Na ocasião, participaram alunos e professores do Campus Macau, com apresentação de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos em nossa comunidade. 

O evento contou também com a programação do I Aprender, destinado à oferta de minicursos e oficinas. Na ocasião, o professor Demóstenes Dantas Vieira, do Campus Macau, ministrou o minicurso intitulado Estudos de Gênero e Religião: Aspectos Históricos, Linguísticos e Socioantropológicos. O professor é Licenciado em Letras, Bacharel em Teologia e Mestre em Ciências Sociais. Atualmente, é aluno do Doutorado em Linguística pela UFPE, onde realiza pesquisa de doutoramento sobre discurso religioso e discurso político. 

O minicurso propôs uma discussão acerca dos Estudos de Gênero e Religião, pensando, em especial, questões ligadas à História, à Antropologia e à Linguística.  Propôs-se a elaboração de um curso direcionado a estudantes e profissionais da área da educação, comunidades de fé, cientistas da religião, linguistas, cientistas sociais, dentre outros. A partir de uma abordagem interdisciplinar, adotou-se como objetivo entender a construção das diversas identidades sexuais na sua relação com o sagrado. Para tanto, partiu-se da análise do habitus de diversas tradições religiosas, tais como o Judaísmo, o Cristianismo, o Islamismo, o Hinduísmo, as religiões de matriz africana e as comunidades ameríndias.

 
Palavras-chave:
ensino
servidores

Notícias relacionadas