Cooperação Estado-Federação

IFRN Macau e 6ª DIREC realizam encontro para estabelecer Acordo de Cooperação

Convênio prevê ações de capacitação para os servidores da educação da 6ª Região do Estado do RN

Publicada em 10/04/2019 Atualizada há 12 meses

Foi realizada uma audiência, no dia 28 de fevereiro de 2019, entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Macau, e a 6ª Diretoria Regional de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte (DIREC) - que atende os municípios de Macau, Guamaré, Pendências, Alto do Rodrigues, Galinhos e Porto do Mangue - com o fim de formalizar as intenções de ambas as partes para estabelecer um Acordo de Cooperação que tem a ambição de promover projetos na área de capacitação para os docentes e pessoal do serviço administrativo da Educação do RN que atuam na 6ª Região. Pela iniciativa, espera-se que as instituições tenham esteio para implementar projetos educacionais conjuntamente, por meio de cursos de capacitação oferecidos pelo IFRN, encontros regionais de educação e conferências conjuntas, bem como estabelecer uma política de colaboração com a intenção de promover a melhoria dos serviços públicos em educação nos municípios atendidos pelo IFRN Macau e pela 6ª DIREC.

Participaram da audiência, pela 6ª DIREC, a Diretora Regional Patrícia Carol Rodrigues de Melo e o coordenador pedagógico Chateaubriand Maracaja Felipe Ribeiro (Escola Estadual Maria de Lourdes Bezerra). Pelo IFRN Macau, os servidores Alfredo Henrique Oliveira Marques (professor substituto de Filosofia e responsável pelo Acordo), Jerdmiler Gomes de Paiva (Diretor Geral eventual e Coordenador da COEX), George Eduardo Ferreira de Mesquita e Hércules Alencar de Medeiros (pedagogos membros da ETEP).

A origem dos contatos entre o IFRN Macau e a 6ª DIREC se iniciaram este ano, por meio de uma palestra realizada pelo professor Alfredo Marques para a semana pedagógica da escola Estadual Maria de Lourdes, à convite do coordenador pedagógico Chateaubriand Ribeiro, servidor do Estado e estudante egresso do IFRN Macau. Na ocasião, o professor Alfredo ouviu dos profissionais da escola a necessidade de um projeto contínuo de formação oferecido pelo IFRN e a demanda por projetos interinstitucionais. Durante o mês de fevereiro, o professor arrazoou as necessidades formativas da região, ouviu profissionais da educação e estabeleceu contato entre o Instituto e a Diretora Regional Patrícia Rodrigues, com o vislumbre de possibilitar o Acordo de Cooperação. O Diretor Geral Eventual Jerdmiler Paiva, do IFRN Macau, acolheu a proposta do professor com muito entusiasmo e criou as condições para a formalização do Acordo, uma vez que, segundo o Diretor, a parceria interinstitucional entre Estado e Federação é uma das metas do Instituto. A Diretora Regional Patrícia Rodrigues também acolheu com bastante entusiasmo e presteza a proposição, sugerindo pontos que são importantes para a região, os quais serão firmados na assinatura.

Ao perguntarmos ao professor Alfredo Marques quais são os pontos que mais se destacam no Acordo, ele ressaltou a importância de haver condições pré-existentes para a celebração de uma atuação interinstitucional entre o Instituto e as escolas da 6ª DIREC. Segundo ele, em conversa com a Diretora Patrícia e o Diretor Jerdmiler se evidenciou uma profícua relação entre o Estado do RN e o IFRN, por razão de diversos profissionais que atuam no Estado serem estudantes egressos do campus Macau, inclusive o coordenador pedagógico Chateaubriand Ribeiro e a Diretora Patrícia Rodrigues. Conforme o professor Alfredo e o Diretor Jerdmiler, o Acordo criará as condições para a formalização do intercâmbio formativo que se espera entre ambas as instituições.

Em entrevista com o professor Alfredo sobre a importância do Acordo de Cooperação, ele afirma: “independente se a iniciativa parte do IFRN ou das escolas da DIREC, pretendemos criar uma rede de troca de saberes que promova a melhoria da aprendizagem em todos os níveis, sejam eles fundamental, médio, técnico integrado, superior ou pós-graduação. Nossa proposta é reunir as forças do Estado e da Federação para o bem comum que nos reúne, a saber: a construção de uma paideia para o povo potiguar, que seja capaz de fundar uma formação ética, política e técnica que nos alteie a condição de povo autônomo. Eis a razão deste Acordo: fazer cumprir os princípios fundadores da educação dentro de uma pólis (cidade-estado)”.

A cerimônia de celebração do Acordo de Cooperação acontecerá no Auditório Principal do IFRN Macau no dia 17 de abril de 2019, às 8h da manhã. Será aberta para toda a comunidade interna e externa ao campus e será celebrada por meio de de aula magna da professora e Diretora Regional Patrícia Rodrigues e do professor Alfredo Marques.

extensao