BRINCANDO E EDUCANDO

Educação em movimento

Turmas do 1º ano do ensino médio integrado encerram o semestre com exposição sobre Jogos e Brincadeiras

Publicada em 22/09/2017 Atualizada há 1 ano

Aconteceu nos dias 20 e 21 de setembro, no bloco 2 do campus do IFRN Campus Macau, a exposição: Jogos e Brincadeiras – como brincavam as  outras gerações. A ação, idealizada pelos professores de educação física e executada pelas turmas do 1º ano da instituição, faz parte das atividades referentes ao encerramento do conteúdo de Jogos e Brincadeiras trabalhado neste semestre.

Para os professores, ao propor a organização da exposição, buscou-se oferecer aos alunos a possibilidade de experimentarem práticas vividas pelas gerações que os antecederam e, também, de refletirem sobre a construção dos jogos e brincadeiras como resultado de um processo histórico e social e que são transmitidos ao longo do tempo pela oralidade, possuindo assim um caráter de domínio público.

Dessa forma, ao longo de todo o semestre, os alunos foram estimulados a entrevistarem seus pais, avós e/ou responsáveis, a compartilharem com seus colegas de classe as experiências adquiridas e a construírem a exposição. Ao final, a intenção do evento que, inicialmente, era apenas de expor os materiais e as descrições dos jogos e brincadeiras pesquisadas, foi transformada pelo interesse dos próprios alunos que visitaram a exposição, assumindo um perfil mais interativo.

Ainda para os professores organizadores, a exposição superou as expectativas, uma vez que ultrapassou os limites dos conteúdos, resgatou memórias afetivas, aproximando os alunos de seus familiares, e também exibiu possibilidades de interação e ocupação no ambiente escolar.