Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

MULHERES MIL

Curso Preparador de Pescado / Programa Mulheres Mil realizou Concurso Culinário na última terça

O Concurso reuniu as alunas do Programa, vários servidores, alunos do Campus e convidados especiais.

Publicada em 13/06/2016 Atualizada há 1 ano

O concurso Culinária saudável: combatendo o diabetes é uma iniciativa do Programa Mulheres Mil deste Campus e foi coordenado pelo Servidor Ronaldo da Silveira e pela Nutricionista Andreia Felipe, que também é Professora da disciplina Gastronomia do pescado regional no referido programa.

Esse concurso culinário ocorreu na última terça (07) no Refeitório do IFRN - Campus Macau e teve o objetivo de conscientizar as alunas e os presentes no evento sobre diabetes.

Em relação à metodologia do concurso, as alunas ficaram divididas em equipes, organizando os pratos em entradas com crustáceos e/ou moluscos; pratos principais com peixes da região e sobremesas que pudessem ser consumidas por diabéticos. Compondo a mesa de jurados desse evento, estavam as Professoras: Aline, Célia, Emanuelle; os Professores: Luiz Paulo, Igor; e a Assistente Social de Guamaré, Juliana. Os critérios de análise dos pratos foram: apresentação do prato; aroma; sabor; textura; originalidade e presença de hortaliças, legumes, verduras, frutas, sendo os preferidos por essa mesa de jurados: Torradinha com lagosta - entrada; Peixe na frigideira - prato principal; e Salada natural de frutas - sobremesa.

De acordo com o Coordenador Ronaldo da Silveira, “o objetivo principal deste concurso culinário não foi a competição entre nossas alunas, e sim chamar a atenção para a doença e para o fato de que ações de promoção da saúde, hábitos alimentares saudáveis e práticas de atividades físicas podem reduzir os fatores de risco de desenvolvimento do diabetes". 

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas