Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EDUCAÇÃO

Congresso Internacional de Ensino da Matemática

O IFRN - Campus Macau esteve presente no VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática, em Canoas - RS

Publicada em 09/10/2017 Atualizada há 1 ano

Alunos e Professores

O retorno é apenas o começo

As atividades desenvolvidas durante o VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática (VII CIEM), ocorrido no período de 04 a 07/10/2017, promoveram espaços enriquecedores de experiências exitosas nas salas de aula. O envolvimento de educadores matemáticos de todos os estados brasileiros, bem como advindos de outras nacionalidades, perpetuaram discussões acerca de um ensino mais integrado.  Neste contexto, o Campus Macau, representados por docentes e discentes do Curso de Licenciatura em Biologia, foram destaque no quesito interdisciplinaridade com convites de publicação em Revista Internacional e participação em grupo nacional que discute melhorias para o ensino de Matemática por meio de ações integrativas.

As apresentações foram acaloradas por discussões que contribuíram para o desenvolvimento científico, com o destaque da pesquisa feita pelo Prof. Francisco Djnnathan Gonçalves sobre a Matemática Financeira por tema Gerador, que a partir dos educandos, oportunizou um ensino contextualizado e integrado com outras disciplinas do conhecimento. Pautadas em relatar a importância da interdisciplinaridade, as graduandas, Marfisa Hyanchelle Cortez Costa e Ellen Abigail Lima de Sousa, mostraram como é possível a Matemática interligar conceitos de Biologia e Química, de modo que a aprendizagem seja de fato significativa. Além desse relato, os discentes, Amália Lopes Bezerra, João Emanoel Veríssimo da Costa e Joanderson Silva do Nascimento, apresentaram a pesquisa sobre as Olimpíadas do conhecimento (Matemática e Biologia) como objetos de impacto para as aulas integrativas. Ainda, permeado uma unificação exitosa e elogiada pelos educadores participantes do VII CIEM, a apresentação da pesquisa desenvolvida pelo Prof. Luiz Otávio Silva Santos e colaborada pelo Prof. Djnnathan Gonçalves, acerca do conhecimento de Biologia e Matemática a partir de jogos (Cardgame Magic) fora algo que serviu como exemplo a ser seguido por outros pesquisadores da área.

De fato, a participação do IFRN - Campus Macau constituiu num novo momento em que o ensino do interior do Rio Grande do Norte teve representação internacional e pode ser referência em Ensino Integrativo, relacionado as disciplinas Matemática e Biologia.

 
Palavras-chave:
ensino
servidores

Notícias relacionadas