Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CONGRESSO

Congresso Brasileiro de Química

O IFRN Campus Macau teve participação no Congresso Brasileiro de Química - CBQ que aconteceu nos dias 23 à 27 de outubro de 2017, em Gramado-RS

Publicada em 06/11/2017 Atualizada há 1 ano

O IFRN Campus Macau participou do Congresso Brasileiro de Química - CBQ de 23 á 27 de outubro, em Gramado-RS. 

Na sequência de apresentação da foto da esquerda para direita: professora Katia Regina Souza, aluno do subsequente Robert Patrick Santos; o professor Jerdmiler Gomes Paiva e os alunos Elton Paz da Costa, Rochele Fonseca Lins, Izabely Evangelista Rodrigues.

Os trabalhos apresentados no evento foram resultados de projetos de pesquisas contemplados em Editais do IFRN e de trabalhos de conclusão de curso, por exemplo: 

Títulos dos trabalhos apresentados no CBQ:

 1-    “Síntese de esferas de Galactomanana e Quitosana”.

Trabalho foi em decorrência dos resultados do projeto de pesquisa: "Sintese e de caracterização de microesferas de Galactomanana e quitosana para liberação controlada de fármaco antimalárico”; Edital 04/2017-PROPI/IFRN. Coordenado pelo professor Érico de Moura Neto (apresentado pela aluna Rochelle Fonseca Lins) com a participação dos alunos, João Victor Silva de Medeiros, Maria Israele Silva de Sousa; José Carlos de Andrade Viera Junior e Alexsandro Sousa de Oliveira. 

2 – “Quaser: Animê como ferramentas em aulas de química”.

Trabalho direcionado para a área de educação, coordenado pelo professor Jerdmiler Gomes Paiva, apresentado pelo aluno Robert Patrick Santos.

3 – "O uso de extratos de plantas nativas da Caatinga como inibidor da corrosão: Phyllanthus amarus ".

Área de concentração: materiais, resultado de pesquisa de TCC coordenado pela professora Katia Regina Souza, apresentado pelo aluno do curso integrado de química: Elton Paz da Costa.

4 – “Análise Preliminar do potencial nutricional das macroalgas coletadas em Macau/RN e Guamaré/RN.

Área de concentração: bioquímica e biotecnologia, trabalho de pesquisa coordenado pela professora Mariana Santana Santos Pereira da Costa e pela servidora bióloga coordenadora da COLAB Sara Lima Cordeiro. Trabalho apresentado pela aluna do integrado curso de química Izabely Evangelista Rodrigues, e demais participantes do projeto. 

Em concomitância ao evento do CBQ 2017, ocorreu o FEPROQUIM – Feira de projetos de química, nesse evento o professor Jerdmiler Gomes Paiva (IFRN) com a participação e cooperação da professora da UFERSA, Mônica Rodrigues Oliveira e aluno Robert Patrick Santos (IFRN) concorreram com o projeto intitulado: “Despertando as inteligências com Role Playing Game em aulas de Química”​

 
Palavras-chave:
ensino
servidores

Notícias relacionadas