Campus realiza aulas práticas na UPA e em fazenda em Macau

A profª Luciana Mendes tem usado os ambientes do Campus e regionais para desenvolver aulas mais proveitosas e de forma prática para os alunos do Campus Macau

Publicada em 27/07/2017 Atualizada há 1 ano

Foi realizada na terça-feira (18), no período da manhã, uma visita técnica a Fazenda Aqual (Aquicultura de Alagoas Ltda), juntamente com a turma do 6º período da Licenciatura em Biologia, sendo uma aula prática da disciplina de Tópicos em Aquicultura. Tendo como objetivo, apresentar aos alunos de Biologia do Campus Macau do IFRN, os diferentes sistemas de cultivo e espécies cultivadas (e suas características zootécnicas), bem como as características físicas e químicas da água de cultivo.

A aula foi bastante proveitosa e enriquecedora para os alunos e também para a professora Luciana Mendes, organizadora da visita, pois aprimora os conhecimentos vistos em sala de aula, além da apropriação das novas tecnologias utilizadas na prática da Carcinicultura.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer ao Engenheiro de Pesca, Paulo Fadul, por estar sempre à disposição em divulgar sua prática de cultivo e com toda disposição, recebe esta instituição de ensino, estimulando os técnicos e alunos na busca do conhecimento, em sua fazenda.

No mês de junho, as aulas ministradas pela profª Luciana Mendes para as turmas do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros, modalidade Integrado, (turmas 1M e 2M), além da turma de Licenciatura de Biologia, já supracitada, foram realizadas através de visitas à UPA (Unidade de Apoio à Pesquisa em Aquicultura), do setor da DIGUIE, Indústria Escola do Campus. Como forma de atividade prática, relacionarmos a influência dos fenômenos atmosféricos sobre os organismos aquáticos, principalmente os cultivados, bem como acompanhamos o processo de cultivo e análise física e química da água, observando o desenvolvimento da tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus), cultivada com uso de bioflocos. Essa atividade também serviu para aproximar os alunos das atividades de aquicultura desenvolvidas no Campus Macau. O diretor da DIGUIE, Arthur Leão, juntamente com o servidor Welligton Lobato, que também faz parte do setor, tem sido grandes parceiros durante as explicações repassadas aos alunos.

extensao