Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EXTENSÃO

Campus Macau em sintonia com a comunidade pesqueira

Pescadores artesanais fazem pescam com servidores em ação de extensão

Publicada em 06/09/2017 Atualizada há 1 ano

Professor Celia Gomes e Professor Paulo Henrique

Em ação de extensão promovida pelos servidores Paulo Henrique Moura Lopes e Artur Carneiro Leão embarcamos com a aluna e pescadora Célia Gomes de Farias, para acompanhar sua rotina em 1 dia no mar. O que para nós era uma aventura, para eles a realidade, rotina. No dia 04 de agosto de 2017 embarcamos com Célia, do curso recursos pesqueiros, seu marido e companheiro de pesca Ricardo, rumo a vivenciar sua rotina no mar.

A embarcação tem o nome de Dona Célia, possui 7,5 metros de comprimento, capacidade máxima para 6 pessoas. A saída ao mar começa antes mesmo da saída do barco. No dia anterior ao embarque compramos o rancho, verificamos a tábua de maré, preparamos os apetrechos de pesca, durante aula dos Professores Alberto Motta e Paulo Henrique, enfim, estava tudo pronto para sairmos, horário previsto às 1:30 da manhã. Chegamos ao porto de embarque, em seguida, chegou Célia e Ricardo, embarcamos óleo diesel, rancho e partimos. 

O propósito desta ação de extensão foi documentar um dia da rotina dos pescadores artesanais da região, conhecer um pouco da realidade, ouvir seus relatos e aproximar o Campus da comunidade pesqueira. Para este trabalho estávamos munidos de 1 câmera semi profissional, 1 gopro e 1 GPS. Estivemos com eles durante 10 horas, retornamos ao porto as 11:30 da manhã, lançamos duas redes e no intervalo entre lançamento e recolhimento, descansamos, conversamos, tomamos café e pescamos de linha. Na pesca de linha, que conseguimos pescar o único exemplar ao longo de todo dia, um corró de aproximadamente 500g. Essa é a vida do pescador, dez horas no mar e 1 peixe. No final a missão foi cumprida, tudo documentado em fotos e vídeos, mais uma experiência a bordo, muita história de pescador e de vida. 

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas