Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Extensão

Alunos do Campus Macau do IFRN conhecem a realidade de marisqueira na Reserva Ponta do Tubarão

A visita ocorreu no dia 02 de julho de 2019

Publicada em 11/07/2019 Atualizada há 1 ano

A Reserva Estadual de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão é um lugar cheio de riquezas. Seja pela cultura, paisagens ou pelas espécies que abriga. Dentre elas se destaca o búzio grande, espécie de molusco bivalve que tem por nome científico Phacoides pectinatus. Esta espécie é bastante popular no Estado da Bahia onde é chamada de "lambreta". Entretanto no RN não é muito popular, principalmente no litoral norte onde a Reserva Ponta do Tubarão é uma das poucas localidades onde ocorre a pesca deste animal.

Com intuito de conhecer e registrar esta atividade o projeto "A pescaria de Phacoides pectinatus na REDSPT" foi criado. O projeto tem por objetivos, dentre outros, elaborar novas formas de agregar valor ao búzio grande e de conservá-lo. A equipe é composta pelo Prof, Ellano Silva, engenheiro de pesca, a Profa. Mônica Rocha, Enga. de Aquicultura e bióloga e os alunos: Maria Helena Cunha, Paulo Eduardo Lemos, Nathalia Peixoto, Monique Cunha, Geysla Silva, Jailson Jr. e Roger Rodrigues.

No dia 02/07 parte da equipe conheceu a área de pesca da marisqueira Lilian, uma das poucas pessoas na Reserva que realiza a pesca do búzio grande. Na ocasião os alunos puderam ver a atividade na prática e conhecer a dura rotina da atividade de mariscagem.

Esta ação é importante para a compreensão da importância da extensão pesqueira e do beneficiamento do pescado para melhoria da renda de marisqueiros.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas