Você está aqui: Página Inicial / Campi / Lajes / Pesquisa e Inovação / Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Energias Renováveis

Líder: Alexandro Vladno da Rocha (alexandro.rocha@ifrn.edu.br)
Pesquisadores: Robercy Alves da Silva (robercy.alves@ifrn.edu.br)
Área predominante: Engenharias; Engenharia de Energia
Ano de formação: 2015
Objetivos: Desenvolver pesquisas, projetar e compreender tecnologias de geração usando fontes de energias renováveis, principalmente em energia eólica, solar e hidráulica. Conhecer e analisar os impactos ambientais dos meios de produção decorrentes das questões energéticas, com seu monitoramento e controle. Desenvolver novas formas produtivas voltadas para a geração de energias renováveis e eficiência energética. Atuar na gestão energética e ambiental identificando problemas e projetando soluções para questões voltadas a essas áreas decorrentes da geração, transmissão e distribuição da energia.

 

Liberum Formation

Líder: Geraldo Freire de Lima (geraldo.freire@ifrn.edu.br)
Pesquisadores: Gustavo Vilella Whately (gustavo.whately@ifrn.edu.br)
                         Jordana Medeiros Costa (jordana.costa@ifrn.edu.br)
Área predominante: Ciências Humanas; Ciência Política
Ano de formação: 2016
Objetivos: Este grupo, que trata-se da união teórica das disciplinas de Filosofia, Sociologia e Geografia, cada qual com alguns enfoques específicos (filosofia da educação, modera e contemporânea, com foco no pensador Adorno; sociologia da educação, com foco nas questões ideológicas do consumo; e a geografia, que toma o território como categoria de análise social), tem o propósito de pesquisar e construir análises sobre o sujeito social inserido no contexto educacional atual, levando em considerações os aspectos específicos do território, da experiência formativa e de suas relações com o mundo do trabalho e do consumo.

 

LINFORM

Líder: Geraldo Generoso Ferreira (geraldo.ferreira@ifrn.edu.br; ggeneroso81@hotmail.com)
Pesquisadores: Meire Celedonio da Silva (meire.celedonio@ifrn.edu.br)
                         Samara Freitas Oliveira (samara.freitas@ifrn.edu.br)
                         Adriana Cintra de Carvalho Pinto
Área predominante: Lingüística, Letras e Artes; Lingüística
Ano de formação: 2016
Objetivos: O Grupo tem como objetivo desenvolver pesquisas no campo educacional relacionando linguagem e arte bem como suas representações no imaginário social. A partir de diferentes enfoques, busca-se um entrelaçamento que favoreça a linguagem e seus códigos no processo de ensino e aprendizagem, bem como na formação de professores.
 
 

Grupo de Pesquisa em Engenharia Elétrica - GP2E

Líder: Robercy Alves da Silva (robercy.alves@ifrn.edu.br)
Pesquisadores: Anne Louise Evangelista da Silva (annelouise99@hotmail.Ccom)
                         Manoel Ricardo da Cunha Junior (cunha.junior456@hotmail.com)
Área predominante: Engenharias; Engenharia Elétrica
Ano de formação: 2017
Objetivos: A implantação desse núcleo de pesquisa atende, no âmbito do estado do Rio Grande do Norte, às demandas geradas pelo contexto tecnológico, social e político da área de engenharia elétrica, cujo principal objetivo é o de desenvolver pesquisas, projetar e compreender soluções tecnológicas na área de engenharia elétrica, automação e telecomunicações.
 
 

Grupo de pesquisa em letras, artes e educação (LEAREDU)

Líder: André Luiz Rodrigues Bezerra (andre.bezerra@ifrn.edu.br; grupolearedu@gmail.com)
Pesquisadores: Samara Freitas Oliveira (samara.freitas@ifrn.edu.br)
                         Cássia Alves da Silva (cassia.alves@ifrn.edu.br)
                         Geraldo Generoso Ferreira (geraldo.ferreira@ifrn.edu.br)
Área predominante: Lingüística, Letras e Artes; Letras
Ano de formação: 2017
Objetivos: O Grupo tem como objetivo desenvolver pesquisas no campo educacional relacionando linguagem e arte bem como suas representações no imaginário social. A partir de diferentes enfoques, busca-se um entrelaçamento que favoreça a linguagem e seus códigos no processo de ensino e aprendizagem, bem como na formação de professores.
 
 

Ações do documento

Página em carregamento