Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SECITEX

Participação dos estudantes e servidores do Campus Lajes na SECITEX é expressiva e conquista colocação em 04 áreas

Dentre os trabalhos premiados dois conquistaram a 1ª colocação e dois a 2ª colocação.

Publicada em 20/10/2019 Atualizada há 12 meses

A participação dos estudantes e servidores do Campus avançado de Lajes na V SECITEX (Semana de ciência, tecnologia e extensão), o maior evento do IFRN, que ocorreu de 16 a 18 de outubro, em Mossoró, foi muito expressiva. Durante três dias, 25 estudantes dos cursos de Informática e Administração apresentaram trabalhos no XV CONGIC (Congresso de iniciação científica), no VII Simpósio de Extensão, na VII Mostra tecnológica e na IV Mostra coletiva de Artes. As apresentações de trabalhos são resultados de projetos e atividades de pesquisa, de extensão e de ensino, sob a coordenação de professores e técnicos, envolvendo a comunidade externa e o público interno do IFRN.

Dentre os trabalhos premiados, dois conquistaram a 1ª colocação e dois a 2ª colocação. Na área de Artes, Letras e Linguística, destaca-se o artigo científico “Tal mediador, qual leitor? Formação do leitor literário no contexto do ensino médio integrado no Campus Lajes”, produzido pelas alunas Afra Gabriela da Silva e Laura Mariany da Silva Viana e orientado pela profa. Cássia de Fátima Matos dos Santos, que conquistou o 1º lugar na modalidade comunicação oral.

“Onde está a lixeira: percepção ambiental sobre o descarte inadequado de resíduos sólidos urbanos em Lajes/RN” foi o 1º colocado na modalidade pôster, na área Meio ambiente. O trabalho é resultado de um projeto desenvolvido pelos alunos João Luiz de Medeiros Júnior, Joyce Mayara da Silva Martins, Daryjane Pereira Costa e Dallyane Débora Pereira Costa, concluintes do curso de Informática, e foi orientado pelo prof. Fernando Helton Soares. Na área temática Trabalho, “Economia solidária: atuação do núcleo IFSOL no IFRN Campus avançado Lajes”, orientado pela professora Luciana Rabelo e pelo professor Ermerson Capistrano, conquistou a 2ª colocação, com as alunas Maria Clara Damasceno de Oliveira, Maria Luiza Damasceno de Oliveira e Palloma Steffany de Souza Avelino. Já “Comunic-Ação II” obteve também o 2º lugar, na área Comunicação, tendo a autoria das alunas Maria Clara Damasceno de Oliveira, Maria Luiza Damasceno de Oliveira e Daryjane Pereira Costa e orientação do prof. Geraldo Freire de Lima.  Além desses, outros 13 trabalhos foram apresentados pelos estudantes na V SECITEX, sem contar com a participação em oficinas e minicursos. Na Mostra de Artes, os trabalhos de dança “STILETTO: Pisando no preconceito a altura do respeito” e “Sintonia: um medley caliente” arrancaram fortes aplausos do auditório do Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, em Mossoró. Todos os projetos reforçam a função social do Instituto junto à comunidade, cuja base são a formação ética e cidadã de seus estudantes e o forte compromisso com os valores democráticos e solidários que constituem a missão do IFRN. A coordenação de Pesquisa e Extensão – COEXPEIN, agradece e parabeniza aos servidores e estudantes envolvidos nessas ações exitosas.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas