Você está aqui: Página Inicial / Campi / Lajes / Notícias / NEABI e NAPNE do IFRN Lajes realizam evento sobre “Direitos Humanos e Políticas de Inclusão”
DIREITOS HUMANOS

NEABI e NAPNE do IFRN Lajes realizam evento sobre “Direitos Humanos e Políticas de Inclusão”

27/11/2018 - Ao longo de toda a programação, o evento apresentou reflexões e levantou discussões sobre a atual situação dos indígenas, negros e pessoas com necessidades especiais.

NEABI e NAPNE do IFRN Lajes realizam evento sobre “Direitos Humanos e Políticas de Inclusão”

Durante os dias 20 e 21 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e o Núcleo de Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas

(NAPNE) realizaram o evento intitulado “Direitos Humanos e Políticas de Inclusão”, que contou com conferências, oficinas, apresentações teatrais, minicursos, palestras e outras atividades.

Ao longo de toda a programação, o evento apresentou reflexões e levantou discussões sobre a atual situação dos indígenas, negros e pessoas com necessidades especiais na nossa sociedade, partindo da convicção de que os direitos humanos são direitos de todos.

Sintia Helpes, professora de sociologia do Campus Lajes e coordenadora geral do evento, falou sobre as experiências adquiridas ao longo do evento: 

“Acredito que o objetivo do evento foi cumprido. Durante estes dois dias fomos levados a refletir sobre a formação social do Brasil, mostrando o racismo enraizado na nossa história. Fomos levados a refletir também sobre a luta que os indígenas travam cotidianamente para continuar existindo, precisando resistir à violência praticada por aqueles que, não satisfeitos com seus latifúndios, ainda querem invadir suas terras. Tivemos também inúmeros depoimentos de pessoas portadoras de necessidades específicas mostrando que podem alcançar o que quiserem, desde que haja condições para isso. Enfim, enquanto professores, estudantes e cidadãos fomos chamados a refletir sobre a diversidade e sobre os desafios de garantir o acesso pleno aos direitos humanos no Brasil.”

Ações do documento

Tags: , ,
Página em carregamento