Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Documentário

Documentário produzido pelo núcleo de artes Itaretama será exibido no dia 14 de fevereiro na cidade de Lajes

O documentário reúne um pouco da história da cidade de Lajes e das lendas e memórias de seus moradores.

Publicada em 13/02/2017 Atualizada há 1 ano

Memórias, Histórias e Folclore é o nome do novo projeto do Núcleo de Artes Itaretama, do Campus Avançado Lajes, que chega a sua fase de exibição e finalização. Parte integrante do planejamento para 2016, o projeto se focou durante três meses em colher entrevistas de diferentes agentes que participam e compõem a história de Lajes em sua diversidade cultural e transformação.

Com uma câmera na mão e uma ideia na cabeça, como dizia Glauber Rocha, os cinegrafistas e entrevistadores foram o professor André Bezerra, coordenador do Núcleo e professor de Artes do campus, e o historiador e blogueiro local Cícero Lajes. Juntos eles recolheram mais de doze horas de material que em suas falas nos transportam da década de 1920 até os dias atuais pelas histórias e causos da cidade.

O resultado disso é um documentário com 61min. de duração que fala dos antigos carnavais da cidade, da Serra do Feiticeiro, da lenda do castelo encantado no Pico do Cabugi, da história do menino da Serra, das músicas e poemas de artistas da cidade, dos engraçados e curiosos nomes populares das ruas da cidade, e muito mais que você poderá conferir ao assistir essa obra.

 

As sessões de exibição do filme serão realizadas no dia 14 de fevereiro de 2017 na Casa de Cultura Popular de Lajes às 09h e no Assentamento 03 de Agosto às 16h do mesmo dia. Confira e participe!