Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SEMADEC

Confira o que aconteceu na I SEMADEC do Campus Avançado Lajes

Veja as principais atividades, os premiados e os momentos que marcaram a primeira edição da Semana de Arte, Desporto e Cultura do Campus Lajes.

Publicada em 10/07/2017 Atualizada há 1 ano

A I Semana de Arte, Desporto e Cultura do Campus Avançado Lajes ocorreu entre os dias 20 e 23 de junho. O evento é uma promoção sociocultural e esportiva do IFRN – Campus Avançado Lajes e tem por finalidade promover uma maior integração entre alunos, modalidades de ensino, cursos, servidores e comunidade, por meio da arte, da cultura e do esporte escolar, como também promover um clima de confraternização entre os participantes e a comunidade acadêmica, sem esquecer de estimular a busca por conhecimento, criatividade e excelência.

Para esta edição, a temática da SEMADEC foi “Do Espinho do Facheiro à Serra do Feiticeiro: Corporeidades, Visualidades e Vozes do Campus Lajes. Em seus quatro dias de duração o evento contou com atividades como minicursos, oficinas, concursos, torneios e competições, mostras de Artes Visuais e Teatro, shows e muito mais.

O público médio geral das atividades durante os quatro dias foi de aproximadamente quinhentos participantes, contando com a presenças de alunos dos cursos técnicos integrados e subsequentes, alunos de cursos oferecidos pela instituição em modalidades de formação inicial e continuada e membros da comunidade externa.

O professor André Bezerra, Coordenador Gerald do evento, celebra o tom integrador, harmônico e culminante que definiu o evento: “a I SEMADEC foi realizada com sucesso graças ao empenho de uma equipe dedicada e conteve nela as colaborações e forças de um grande corpo de servidores e alunos que demonstraram a excelência da educação oferecida no Campus Lajes. Serviu como um momento de demonstração de qualidade e importância que os conhecimentos de Arte e a Educação Física tem/trazem, mas também como demonstração da potência formadora criativa de todas as áreas do conhecimento que atualmente integram o nosso currículo”.

CERIMÔNIA DE ABERTURA

A abertura da I SEMADEC ocorreu no auditório com ampla participação de alunos e autoridades locais representando à Prefeitura de Lajes e suas diversas secretarias. A mesa da cerimônia foi formada pela Diretora Acadêmica do Campus João Câmara, Gilmara Freire Azevedo, representando a Diretora Geral do mesmo campus, Sonia Cristina Ferreira Maia, pelo Diretor Geral Substituto e Diretor Administrativo do Campus Lajes, Antônio Fábio Guedes da Rocha, pelo Diretor Acadêmico do Campus Lajes, Alexandro Vladno da Rocha e pelo Coordenador Geral da I SEMADEC, André Luiz Rodrigues Bezerra.

Em suas falas os membros da mesa destacaram a importância do evento dentro da instituição IFRN, assim também como marco na história do campus, ressaltaram ainda a importância da celebração e fortalecimento das áreas de Artes e Educação Física enquanto campos de conhecimento e formação no Ensino Médio.

CONCURSOS

Os concursos realizados durante a I SEMADEC tiveram inscrições abertas durante o mês de abril e contaram com ampla participação dos alunos e servidores do IFRN. Foram premiados alunos na modalidade de Desenho, Poesia, Fotografia e Redação para Escolha do Nome da Biblioteca e do Auditório. Confira abaixo os premiados em cada categoria:

Desenho

Os participantes desse concurso submeteram trabalhos artísticos a partir do tema “Corpos em Mutação” e foram avaliados por uma comissão julgadora formada por três servidores do IFRN – Campus Avançado Lajes.

1º LUGAR - Everton G. Gabriel.

2º LUGAR –  Bruno Roberto Pinto.

3º LUGAR – Melquizedeque Fernandes.

Poesia

Os participantes desse concurso submeteram poemas de temática e forma livre e foram avaliados por uma comissão julgadora formada por três servidores do IFRN – Campus Avançado Lajes.

1º LUGAR - Coitado x Feliz/ Autor: Daryjane Pereira Costa.

2º LUGAR – Seria Uma Boa/ Autor: Glendo Vitor do Nascimento Linhares.

Fotografia

Os participantes desse concurso submeteram trabalhos artísticos a partir do tema “Olhares Sertanejos” e foram avaliados por uma comissão julgadora formada por três servidores do IFRN – Campus Avançado Lajes. Em acréscimo, esse concurso contou também com vencedor por voto popular. A votação foi realizada durante os três primeiros dias de evento e alunos, servidores e comunidade puderam votar in loco.

1º LUGAR - Retrato do Sertão – Fotógrafa: Maria Luiza Damasceno.

2º LUGAR –  É Preciso Chuva para Florir – Fotógrafa: Leandra Hellen Assunção.

3º LUGAR – Morte pelo celeste e Terrestre – Fotógrafo: Oto Paiva de Albuquerque.

 VENCEDOR DO VOTO POPULAR: Retrato do Sertão – Fotógrafa: Maria Luiza Damasceno.

 Redação para Escolha do Nome da Biblioteca e do Auditório

Os participantes desse concurso submeteram textos dissertativos-argumentativos apresentando e defendendo suas sugestões para aqueles que deveriam ser os nomes dados ao auditório e biblioteca do Campus Avançado Lajes. Os vencedores foram avaliados por uma comissão julgadora formada por quatro servidores do IFRN – Campus Avançado Lajes e receberam como premiação bônus, os boxes de livros com os cinco volumes da saga Uma Canção de Gelo e Fogo de George R. R. Martin.

NOME SELECIONADO PARA O AUDITÓRIO: Auditório Osvaldo Lamartine. Redação de Leandra Hellen Assunção.

NOME SELECIONADO PARA A BIBLIOTECA: Biblioteca Antônio Cruz. Redação de João Vinícius Soares Rocha.

GINCANA COOPERATIVA

A Gincana Cooperativa do IFRN - Campus Avançado Lajes visou integrar a comunidade acadêmica de alunos, bem como desenvolver conceitos de cidadania e responsabilidade social, parte integral e transformadora do currículo do IFRN, entre os participantes do evento. Durante um mês os alunos e servidores trouxeram doações próprias e realizaram mutirões em suas cidades para tentar bater a meta estabelecida pelo evento. Uma placa com o nome de todos os doadores será montada e fixada no campus em homenagem a esse feito.

ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS: 370 quilos de alimentos não perecíveis.

ARRECADAÇÃO DE ROUPAS: 612 peças de roupas.

TORNEIOS ESPORTIVOS

A I SEMADEC contou com competições esportivas em diferentes áreas. Elas foram conduzidas no Ginásio Municipal através de parceria com a Prefeitura Municipal de Lajes durante os três primeiros dias de evento e contaram com times formados por alunos e servidores do Campus Avançado Lajes. O professor João Batista de Medeiros, que foi o condutor e organizador dessas atividades, comentou que “com muita garra e apoio de alunos e servidores, os torneios esportivos foram bem-sucedidos. O foco dos jogos ultrapassou a competição e foi marcado pela integração e cooperação de todos os que participaram”.

Abaixo você confere a listagem geral de times e jogadores campeões nas modalidades disputadas durante a I SEMADEC.

Voleibol Masculino

1º Lugar: Time Horda

2º Lugar: Time Volleystars   

Voleibol Trio Masculino

1º Lugar: Time Xuão E+3

2º Lugar: Time Info3m 

Voleibol Trio Feminino

1º Lugar: Time Negada

2º Lugar: Time JJ

Xadrez

1º Lugar: George Alexandre da Silva Franco

2º Lugar: Felipe Matheus Pessoa da Silva

3º LUGAR: Hiago César Gomes Araújo  

JOGOS DE OPOSIÇÃO (Conquista De Território)

1º Lugar: Hiago César Gomes Araújo

1º Lugar: Clebson Werner Florentino da Silva

1º LUGAR: Debora Rayane de Oliveira Lima

JOGOS DE OPOSIÇÃO (Conquista De Objeto)

1º Lugar: Hiago César Gomes Araújo

1º Lugar: Elideusa de Souza Ribeiro Dantas da Fonseca

1º Lugar: Debora Rayane de Oliveira Lima

Jogos De Oposição (Cabo de Guerra)

1º Lugar: Time Os Caça Medalhas

1º Lugar: Time Os Hackers

Futsal Masculino

1º Lugar: Time Bobeou Dançou

2º Lugar: Time Quebra Osso

Futsal Feminino

1º Lugar: Time Só Negada

2º Lugar: Time Só Laranjada

Handebol Misto

1º Lugar: Time George

2º Lugar: Time Xuão

MOSTRA DE TEATRO

A Mostra de Teatro ocorreu durante o segundo e terceiro dia da I SEMADEC no auditório do Campus Avançado Lajes, durante o turno vespertino. Com participação ampla de comunidade, alunos e servidores, os presentes puderam conferir cinco apresentações teatrais de grupos formados por alunos de diferentes cidades da Microrregião de Angicos, alunos de escola pública municipal e alunos de projetos de extensão do campus.

Nos dois dias de Mostra foram apresentados os espetáculos “Romeu e Julieta” (adaptação criado por alunos da turma de terceiro ano do curso técnico integrado em Administração), O Pequeno Príncipe (adaptação teatral do Grupo de Teatro Rio de Vento, do Núcleo de Arte do Campus Lajes, para o texto de Antoine de Saint-Exupéry), a comédia “O Casamento de Maria Feia” (criado por alunos do segundo ano do curso técnico integrado em Administração a partir de texto de Rutinaldo Miranda). Foram ainda apresentados espetáculos de artistas e grupos convidados. Foram eles: “Vidas Secas” (criado e apresentado pelo grupo local Cia. Teatral Eloy de Souza sob direção do professor Fábio Fernandes) e o “Show de Mágica” de Hórus, O Ilusionista.

EXPOSIÇÕES

Durante os quatro dias da primeira SEMADEC do Campus Lajes, os visitantes e participantes puderam conferir seis exposições fotográficas montadas no primeiro e segundo piso do prédio principal. Variando entre as linguagens artísticas do desenho, fotografia e pintura, as exposições reuniram o impressionante número de 250 obras produzidas pelo Grupo de Artes Visuais Olho-Ser-Tão e por outros projetos também pertencentes ao Núcleo de Artes Itaretama.

O minicurso de Graffiti deixou também como presente ao campus à criação de uma obra dos alunos em conjunto com as artistas convidadas do Coletivo Aboio. Com média de nove metros de comprimento por quatro metros e meio de altura, a obra (em permanente exposição desde o dia 22 junho) se encontra na lateral do auditório que ladeia a área de convivência.

MINICURSOS, SHOW E DESAFIOS

Os minicursos se espalharam pelos quatro dias de evento e agruparam em suas salas a participação de grande parte do público interno e externo participante. Foram ofertados vinte minicursos cedidos por servidores do instituto, convidados da comunidade de Lajes, profissionais de diferentes áreas e artistas norte-riograndenses. Foram debatidas, de forma lúdica e criativa, áreas como as Ciências da Natureza, a Geografia, a Língua Portuguesa, as Línguas Estrangeiras, o Direito, a Saúde, os jogos de tabuleiro, o RPG, técnicas de autodefesa, etc.

Foram também realizados durante o evento o Show de Ciências da Natureza e o Desafio de Geografia, aproximando de forma inventiva os conhecimentos das diferentes áreas do conhecimento frequentadas pelos alunos.

No total, entre múltiplas sessões dos minicursos e dias do evento, foram ofertadas aproximadamente 600 vagas para alunos do instituto de escolas públicas da cidade de Lajes.

PALESTRAS

As palestras ocorreram no primeiro e terceiro dia de evento e trouxeram importantes olhares de profissionais nas áreas de tecnologia, saúde e administração voltados para os cuidados com o corpo, a criatividade e empreendedorismo em suas múltiplas facetas. Com duração média de duas horas, as palestras foram marcadas pela participação e debate aberto com o público, trazendo uma abordagem com base na fala expositiva, mas também no diálogo aberto e contextualizado.

SARAU, SHOWS, RODAS E APRESENTAÇÕES

Outras apresentações e atividades também marcaram os dias do evento. Foram os casos do Sarau de Poesia do Grupo Poetize-se, formado por alunos do campus e ligado ao Núcleo de Arte Itaretama, shows musicais do Projeto Desconcerto, também vinculado ao Nuarte e formado por alunos do campus, e de bandas convidadas como o The Teachers, formada por professores dos campus do IFRN, e a Xote Chamegado.

Houve também a apresentação do projeto de extensão Anima, coordenado pelo Professor João Medeiros junto às mulheres da comunidade lajense. Esse momento contou com fala do professor coordenador sobre o projeto em desenvolvimento, depoimento das alunas participantes e apresentação de dança das mesmas.

O Grêmio Estudantil Alzira Soriano realizou ainda rodas de conversa abertas com os alunos, conduzidas por membros de grêmios de outros campi junto aos do GEAS. Na oportunidade foram discutidos temas sensíveis e importante para a juventude, como o preconceito de raça, o preconceito de gênero, à violência contra a mulher, o respeito à diferença, etc.

CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO E ENCERRAMENTO

O encerramento da I SEMADEC ocorreu no auditório, também com grande participação de alunos e servidores do campus. A mesa da cerimônia foi formada pelo Diretor Geral Substituo e Diretor Administrativo do Campus Lajes, Antônio Fábio Guedes da Rocha e o Coordenador Geral da I SEMADEC, André Luiz Rodrigues Bezerra.

As falas de tom celebratório definiram o tom da cerimônia, que contou ainda com a premiação no palco dos times e atletas vencedores das modalidades esportivas e dos vencedores das competições artísticas e literárias promovidas pelo evento. O anúncio sobre o atingimento da meta da Gincana Cooperativa do evento foi feito também durante esse momento, congratulando a todos que colaboraram.

Nas redes sociais do evento e do Campus é possível conferir mais detalhes, fotos e vídeos, sobre a I SEMADEC.

No Instagram procure: @semadec_lajes e @nucleoitaretama.

No Facebook vá para: www.facebook.com/ifrn.lajes

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas