Você está aqui: Página Inicial / Campi / Lajes / Notícias / Campus Lajes promove projeto de capacitação para servidores na área de inclusão escolar, adaptação curricular e saúde mental
CAPACITAÇÃO

19/11/2019 -

Diante da demanda de alunos que apresentam laudos ou características de transtornos de aprendizagem ou deficiência, faz-se necessário a reflexão e instrumentalização dos profissionais da educação acerca das questões que envolvem o processo de inclusão escolar deste público, como: adaptação curricular, metodologias diferenciadas e a avaliação. Neste sentido, o Campus Avançado Lajes promoveu, para seus servidores, nos dias 04, 14 e 18 de novembro, um curso de capacitação na área de inclusão e adaptação curricular, distribuído em dois módulos. O curso foi orientado pela professora Dra. Kátia Regina Lopes Costa Freire, professora de psicologia da educação da UFRN-Campus Caicó, intitulado “O Processo de ensino aprendizagem do aluno com transtornos de aprendizagem e deficiência: avaliação e adaptação curricular”. Segundo a Prof. Dra. Kátia Regina: “Momentos como o que essa capacitação proporcionou são fundamentais para que a inclusão educacional de fato ocorra. A adaptação curricular e a avaliação são grandes desafios do processo de inclusão do aluno com deficiência, sendo entraves ao processo inclusivo se não forem utilizados de forma correta. Por isso é tão importante que cursos como esse ocorram, uma vez que esse o IFRN Campus Lajes possui alunos com deficiência matriculados.”

Ainda é importante salientar que o Campus, durante dois momentos, também promoveu duas palestras, dirigidas aos servidores, intituladas “Diálogos sobre saúde mental na escola”.