Você está aqui: Página Inicial / Campi / Lajes / Histórico

Histórico

Campus Avançado Lajes do IFRN, localizado na rodovia BR 304, Km 120, Centro, Lajes-RN, faz parte da 3ª fase de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Estado. Com um terreno de 65 mil m², doado pela União, e 4.500 m² de área construída, a nova escola federal, vinculada ao Campus João Câmara, tem capacidade de atender a 600 alunos e acomodar 52 servidores (22 técnicos-administrativos e 30 professores).

O edital para construção da escola foi publicado em 23 de julho de 2013 e as obras começaram 80 dias depois, no dia 10 de outubro de 2013. Paralelamente à construção, a Reitoria do Instituto promoveu uma série de audiências públicas para conhecer melhor a realidade do município e, a partir da identificação de seus problemas, desafios e potencialidades, poder definir as áreas de atuação do novo campus para melhor atender às demandas locais.  Assim, na audiência realizada no dia 29 de maio do ano seguinte a comunidade teve a confirmação dos Eixos Tecnológicos de Gestão e Negócios e Informação e Comunicação, além dos cursos que seriam ofertados inicialmente:  os Cursos Técnicos de Nível Médio Integrado em Administração e Informática.

Enquanto as obras não estavam concluídas, o Campus Lajes fez uma parceria com a Prefeitura Municipal para utilizar os espaços da Escola Municipal Dr. Eloy de Souza. Assim, no dia 6 de maio de 2015, no turno matutino, cerca de 80 alunos iniciaram suas aulas no período letivo de 2015.1. Na oportunidade, o laboratório de informática da escola, desabilitado, foi reestruturado pelo IFRN Lajes, sendo agora utilizado pelos alunos do Instituto, bem como pelos da rede municipal de ensino.

Ademais, no âmbito do Pronatec, a história da Instituição na região do Pico do Cabugi começou no segundo semestre de 2014 por meio de duas turmas dos cursos de: Agente de Alimentação Escolar (20 vagas) e Recreador (20 vagas), na Escola Municipal Monsenhor Vicente, no turno noturno. Os cursos foram escolhidos conforme o mapa de demandantes disponibilizado pelo MEC.

 O Campus Avançado Lajes beneficia cerca de 50 mil habitantes de oito municípios da microrregião de Angicos, podendo  sua influência alcançar mais locais da mesorregião Central Potiguar. 

Desde setembro de 2015, as atividades foram iniciadas nas instalações do Campus.

 A partir de 2016, a oferta do número de vagas foi ampliada, passando a um total de 200 alunos. As obras previstas inicialmente no projeto do Campus estão em fase de conclusão.

 

Ações do documento

Página em carregamento