Você está aqui: Página Inicial / Campi / Lajes / Extensão / Prática Profissional e Estágios

Prática Profissional e Estágios

PRÁTICA PROFISSIONAL 

Apresentação

 

A prática profissional é um procedimento didático-pedagógico que contextualiza os saberes apreendidos, relacionando teoria e prática, viabilizando ações que conduzam ao aperfeiçoamento técnico-científico-cultural e de relacionamento humano.

É obrigatória a todos os estudantes de cursos técnicos de nível médio e superiores de graduação no IFRN, sendo condição para o direito ao diploma de conclusão do curso.

O desenvolvimento da prática profissional deverá ter obrigatoriamente documentos de registro e orientação de um servidor do IFRN.

Os servidores orientadores deverão possuir titulação acadêmica de nível superior e com formação na área da prática profissional, sendo responsáveis pelo controle da carga horária desenvolvida na atividade e pela avaliação do documento final de registro.

No caso de realização de estágio, o orientador somente poderá ser um professor. 

Modalidades de Prática Profissional

  • Projetos integradores/técnicos (ou temáticos), de pesquisa ou de extensão;
  • Desenvolvimento de pesquisa acadêmico-científica e/ou tecnológica;
  • Desenvolvimento de atividades de metodologia do ensino;
  • Estágio curricular;
  • Atividades acadêmico-científico-culturais.

Formalização da Prática Profissional

O mecanismo de planejamento, acompanhamento e avaliação da prática profissional deverá conter os seguintes itens:

  • Elaboração de um plano de atividades, aprovado pelo orientador;
  • Reuniões periódicas do estudante com o orientador;
  • Visita(s) periódica(s) do orientador ao local de realização da prática; 
  • Elaboração do documento específico de registro da atividade pelo estudante; 
  • A apresentação ou defesa pública do trabalho.

Somente poderão ser contabilizadas as atividades que forem realizadas no decorrer do período em que o estudante estiver vinculado ao curso.

Deverão ser registradas todas as atividades desenvolvidas pelo estudante, após aprovação, bem como as respectivas pontuações obtidas e cargas horárias, quando for o caso.

FLUXO: O aluno, juntamente com o orientador do projeto, deve preencher, em 3 (três) vias,  o "Plano de Prática Profissional - Modalidade Projeto de Extensão/Pesquisa" (arquivo abaixo) e entregar na Secretaria Acadêmica (SEAC). A Secretaria Acadêmica encaminha para o Coordenador do Curso, em seguida o mesmo encaminha para o Coordenador de Extensão e Pesquisa. Depois de findado todo o fluxo, o Coordenador de Extensão e Pesquisa fica com uma via e encaminha outra via para o aluno e outra via para a Secretaria Acadêmica, a qual arquiva na pasta do aluno.

Utilizar o seguinte formulário para formalizar a Prática Profissional:

Conclusão da Prática Profissional

O limite para a conclusão da prática profissional e para a entrega dos documentos de registro é de 02 semestres após a integralização das disciplinas previstas na matriz curricular ou até o fim do tempo máximo para a conclusão do curso.

No caso de estágio ou de projeto de pesquisa ou de extensão, o estudante terá um prazo máximo de 30 dias, no caso dos cursos técnicos integrados, e de 90 dias, nos demais cursos, para apresentar ao orientador o relatório das atividades desenvolvidas. 

Os relatórios finais deverão ser escritos de acordo com as normas da ABNT estabelecidas para a redação de trabalhos técnicos e científicos, e farão parte do acervo bibliográfico da instituição na forma impressa e digital.

A prática profissional terá uma nota final entre 0 e 100 e o estudante será aprovado com, no mínimo, 60 pontos. Caso o estudante não alcance a nota mínima de aprovação na prática profissional, deverá ser reorientado com o fim de realizar as necessárias adequações/correções e submeter novamente o trabalho à aprovação.

Caso a prática profissional não seja finalizada até o cumprimento das disciplinas do curso, o estudante deverá renovar a matrícula nos períodos seguintes, até o cumprimento da carga horária mínima de prática profissional, entrega e aprovação dos respectivos documentos de registro.

 

A Prática Profissional no âmbito do IFRN é regulamentada pela Resolução Nº13/2015-CONSUP.

ESTÁGIO 

Os estágios são regidos pela Lei Federal 11.788/2008. O que diz a lei sobre o que é um estágio:

“Art. 1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.”

Para que se tenha início o estágio, faz-se necessário:

1.     Celebrar Termo de Convênio do IFRN com a empresa Concedente do estágio (documento não obrigatório para que haja o estágio);

2.     Preencher o Termo de Compromisso, que será assinado pela empresa, pelo IFRN e pelo estagiário e impresso em 3 vias (uma para o IFRN, uma para a Concedente, uma para o aluno);

3.     Ter um Professor Orientador da Instituição de Ensino (IFRN) e um Supervisor, que será um profissional da empresa concedente (que tenha formação na área de atuação do curso do aluno ou que tenha experiência nesta área). Ambos que devem estar identificados no Termo de Compromisso;

4.     Seguro Contra Acidentes Pessoais pago em nome do aluno pela Concedente do estágio no caso de estágio não-obrigatório e poderá ser pago pela Instituição de Ensino no caso de estágio obrigatório;

5.     Plano de Atividades preenchido pelo professor orientador, em acordo com a empresa concedente, descrevendo as atividades que o estagiário irá realizar (impresso em 3 vias);

6.     Relatório de Atividades preenchido ao final de 6 meses de estágio (impresso em 3 vias).

Abaixo os modelos de documentos para formalização de estágio. Os alunos estagiários poderão editar os formulários e conduzi-los até a Coordenação de Extensão para que haja a impressão (sempre em três vias), ou se preferir podem preencher estes documentos diretamente na COEX/LAJ com o auxílio do(a) coordenador(a) de extensão ou com alunos bolsistas, quando houver. 

Os documentos aqui estão bloqueados em algumas partes para edição. Você só poderá editar na parte mais escura (lembre-se de ir a até a COEX/LAJ para poder obter as orientações necessárias para o estágio).

Os estágios atuais, ligados ao IFRN/Campus Avançado Lajes, até o momento, são referentes aos cursos de Administração e de Informática. Segundo os PPCs dos respectivos cursos, o Estágio, para os dois cursos, não é obrigatório, o que é obrigatório é a Prática Profissional, que totaliza 400h. 

Para o curso de Administração, a Prática Profissional é composta por: 

  • Desenvolvimento do Projeto Integrador (60h) 
  • Atividades relacionadas à prática profissional (estágio, pesquisa ou extensão) (340h)
 

Para o curso de Informática, a Prática Profissional é composta por: 

  • Desenvolvimento do Projeto Integrador (60h) 
  • Estágio Curricular Supervisionado (340h)

FORMULÁRIOS:

1 - TERMO DE CONVENIO DE ESTAGIO IFRN Campus Lajes-ORGANIZAÇÃO - Impressão em 2 vias

2 - TERMO DE COMPROMISSO E PLANO DE ATIVIDADES DE ESTAGIO

3 - Relatório de Atividades de Estágio - Estagiário 

4 - Relatório de Visita à Organização Concedente 

5 - Termo de Realização do Estágio 

Coordenador de Extensão: Geraldo Freire de Lima
Tel: 4005-4116 (Ramal 8413)
Email:coexpein.laj@ifrn.edu.br

Ações do documento

Página em carregamento