Você está aqui: Página Inicial / Campi / Lajes / Extensão / Apresentação

Apresentação

Imagem Logo Extensão

Coordenação de Extensão

A Coordenação de Extensão é o setor responsável pelas políticas de extensão no âmbito do campus Avançado Lajes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão.

A Extensão é um processo educativo, cultural, político, social, científico e tecnológico que promove a interação dialógica e transformadora entre as instituições e a sociedade, levando em consideração a territorialidade. As metas desta coordenação são apoiar o desenvolvimento de Projetos de Extensão que promovam a interação com a sociedade; realizar eventos de divulgação da ciência, tecnologia, arte, cultura e desportos como ações de extensão para a sociedade; e aumentar a captação de estágios através de visitas a empresas promovendo a inserção do aluno estagiário da instituição no mercado de trabalho estabelecendo parcerias com a sociedade civil organizada na microrregião em que o campus está instalado, assim como realizar o acompanhamento dos egressos.

Atividades de Extensão

 São consideras atividades de extensão as ações de caráter educativo, cultural e científico que articulam ensino e pesquisa, que envolvem professores, alunos, servidores técnico-administrativos e a comunidade externa, e que se enquadram nas seguintes modalidades:

Prática Profissional – Pilar da formação técnica. É a partir dela que é feito o encaminhamento do aluno ao mercado de trabalho, a partir da experiência com os estágios. Também é propiciada ao aluno a aplicação do conhecimento em sala de aula, a partir da realização de projetos de apoio técnico.
 
Programa - Conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão (cursos, eventos e prestação de serviços) reunidas em uma grande ação de médio e longo prazo e preferencialmente de caráter multidisciplinar e integrado a atividades de pesquisa e de ensino envolvendo a participação de discentes.
 
Projeto - Conjunto de atividades processuais contínuas (mínimo de três meses), de caráter educativo, cultural, científico, tecnológico, político e social com objetivos específicos e prazo determinado que pode ser vinculado ou não a um programa, envolvendo a participação de discentes e pode ser desenvolvido voluntariamente ou fomentados através de editais. 
 
Cursos - Conjunto articulado de ações pedagógicas, de caráter teórico ou prático, presencial ou a distância, planejadas e organizadas de modo sistemático para atender às necessidades da sociedade, visando o desenvolvimento, a atualização e aperfeiçoamento de conhecimentos, com critérios de avaliação definidos. Podem ser: 
 
- Curso livre de extensão: cursos com carga horária mínima de 8 horas e inferior a 40 horas.
Cursos FIC: voltados para capacitação e/ou aperfeiçoamento de trabalhadores em geral, compatíveis com a demanda da região. Com carga horária igual ou superior a 160 horas para o caso de formação inicial e de no mínimo 40 horas para formação continuada.
 
Evento - Ação que implica a apresentação e exibição pública e livre, ou para clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, científico e tecnológico desenvolvido e reconhecido pelo Campus que promovem a integração da comunidade interna e externa ao Campus. No âmbito do IFRN os três principais eventos são: a EXPOTEC (Exposição Científica, Tecnológica e Cultural), a SEMADEC (Semana de Arte, Desporto e Cultura) e os Jogos Internos.
 
Prestação de Serviços - Realização de trabalho oferecido pelo IFRN ou contratado por terceiros (comunidade ou empresa), tais como consultorias, perícia, laudos técnicos e assessorias, vinculadas às áreas de atuação da instituição que dão respostas às necessidades específicas da sociedade e do mundo do trabalho, priorizando iniciativas de diminuição das desigualdades sociais.
 
Coordenador de Extensão: Geraldo Freire de Lima
Tel: 4005-4116 (Ramal 8413)
Email:coexpein.laj@ifrn.edu.br

 

 

Ações do documento

Página em carregamento