Você está aqui: Página Inicial / Campi / Lajes / Ensino / Pedagogia

Pedagogia

  • O que significa essa sigla ETEP?


O termo ETEP significa Equipe Técnico-Pedagógica do IFRN que pode ser composta por pedagogos e técnicos em Assuntos Educacionais (cargo ocupado por pedagogos ou profissionais com formação em outras licenciaturas).

A Equipe Pedagógica tem por objetivo realizar ações que venham contribuir com a construção de um espaço colaborativo de aprendizagem e com o desenvolvimento de uma educação de qualidade. Para isso, a Equipe Técnico-pedagógica do IFRN Campus avançado Lajes desenvolve atividades de orientação pedagógica a gestão, professores, alunos e familiares. 

 

  • Quais as atividades desenvolvidas com relação ao atendimento de alunos?


1. Acompanhar a frequência e o rendimento dos alunos;

2. Orientar o processo de escolha dos representantes de turma;

3. Realizar reuniões sistemáticas de turma e/ou com os representantes;

4. Avaliar, conjuntamente com as turmas, o processo ensino-aprendizagem;

5. Identificar os alunos com dificuldades de aprendizagem, fazendo os encaminhamentos necessários;

6. Realizar atendimento individualizado aos alunos;

7. Acompanhar os atendimentos domiciliares;

8. Encaminhar os alunos, quando necessário, aos serviços de assistência ao estudante;

9. Mediar a resolução de conflitos/dificuldades professor-aluno e aluno-aluno;

10. Realizar o acompanhamento dos alunos com deficiências;

11. Planejar e coordenar, juntamente com a gestão acadêmica, o conselho de classe;

12. Identificar em conjunto com os coordenadores de curso as demandas de prática profissional e auxiliar nos encaminhamentos necessários;

13.  Incentivar a participação dos alunos nos Centros de Aprendizagem;

14.  Incentivar a participação dos discentes em atividades de iniciação e produção científica e tecnológica;

15. Participar das reuniões do Colegiado de Curso;

16. Contribuir com o planejamento e acompanhamento dos projetos integradores.

 

  •  Quais as atividades desenvolvidas com relação ao atendimento de pais?

1. Coordenar e realizar reuniões de pais para análise e avaliação do rendimento escolar;

2. Realizar atendimento individualizado aos pais.

 

  • Quais as atividades desenvolvidas com relação ao atendimento de professores?


1. Organizar e coordenar, em conjunto com o diretor acadêmico, as reuniões pedagógicas;

2. Organizar e coordenar, em conjunto com o diretor acadêmico, a semana pedagógica;

3. Realizar orientação didático-pedagógico;

4. Orientar com relação às normas da Organização Didática;

5. Assessorar quanto aos procedimentos didático-pedagógicos para atendimento a alunos em dependência e retidos;

6. Acompanhamento às reuniões de grupo;

7. Assessorar quanto aos procedimentos didático-pedagógicos para desenvolvimento dos projetos integradores;

8. Acompanhamento dos projetos integradores;

9. Propor e apoiar a formação continuada em serviço;

10. Avaliar as atividades didático-pedagógica dos docentes.

 

  • Quais as atividades desenvolvidas de apoio a gestão?


1. Assessorar a Reitoria, as Pró-Reitorias e as Direções Gerais e Acadêmicas dos Campi no que se refere à elaboração das políticas educacionais da Instituição, assim como sua execução, acompanhamento e avaliação;

2. Colaborar na organização do calendário acadêmico;

3. Apoiar e participar das ações e programas que promovam a consolidação das políticas inclusivas da Instituição por meio das ações do NAPNE e do NEABI;

4. Compor comissões e bancas e assessorar processos seletivos institucionais de acordo com a Resolução 020/2006;

5. Participar das comissões de certificação de conhecimento;

6. Compor as comissões e subcomissões de avaliação institucional;

7. Participar da elaboração, coordenação, implementação, avaliação e acompanhamento do PPP;

8. Coordenar as reuniões de pais previstas no calendário acadêmico em conjunto com as Diretorias Acadêmicas;

9. Coordenar o processo de elaboração do regimento do conselho de classe;

10. Coordenar/participar do planejamento e realização dos órgãos colegiados como: CONSEPEX, CONSUP, conselhos de classe, colegiados de cursos, reuniões de grupos, pedagógicas e de cursos;

11. Contribuir para o fortalecimento do Conselho Escolar na sua concepção e no seu funcionamento;

12. Participar/Assessorar na organização de eventos de caráter acadêmico-científicos.

Ações do documento

Página em carregamento