Você está aqui: Página Inicial / Campi / Lajes / Biblioteca / Biblioteca – IFRN campus Lajes

Biblioteca – IFRN campus Lajes

Ø  Informações gerais

A Biblioteca do IFRN campus Lajes tem a missão de dar apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão disponibilizando o acesso à informação em suporte bibliográfico, virtual e digital; buscando auxiliar o processo de ensino/aprendizagem da comunidade acadêmica.

Ø  Serviços oferecidos

·         Consulta ao acervo

A consulta ao acervo é permitida a toda comunidade acadêmica e demais visitantes.

·         Empréstimo domiciliar

O empréstimo domiciliar é oferecido apenas a discentes, docentes e demais servidores. Esses deverão procurar a Biblioteca, portando um documento com foto, para ativar sua inscrição, cadastrar senha e fazer o registro biométrico. Os prazos de empréstimos são detalhados na tabela a seguir:

CATEGORIA

TIPO DE MATERIAL

PRAZOS

Alunos e Técnicos administrativos

03 livros

14 dias

02 dias

Servidores em capacitação e
alunos de pós-graduação.

05 livros

21 dias

02 dias

05 livros

21 dias

07 dias

No caso das obras de referência (dicionários e enciclopédias) somente será permitida a consulta local e empréstimo pelo prazo máximo de 2 (duas) horas.

O empréstimo interbibliotecas é facultado a toda a comunidade acadêmica cadastrada nas Bibliotecas do IFRN. Neste caso, a devolução deverá, sem exceção, ser efetuada pelo usuário na Biblioteca de origem do material.

O material poderá ser renovado 1 (uma) vez, desde que não exista reserva para a obra solicitada. A renovação poderá se realizada nos terminais de circulação no interior da Biblioteca, como também no site do IFRN acessando o portal Biblioteca Online SIABI.

DEVOLUÇÃO: O usuário deverá devolver o item emprestado no prazo estabelecido que é fixado na ficha de empréstimo localizada na contracapa.

SUSPENSÃO: Em caso de atraso o usuário terá 1 (um) dia de suspensão para cada dia de atraso e para cada título emprestado.

QUITAÇÃO: O documento de nada consta será emitido por qualquer Biblioteca do Sistema nas seguintes situações: quando solicitado pelo aluno, nos casos de trancamento de matrícula e de obtenção do diploma de conclusão de curso; e aos servidores em casos de remanejamento, de redistribuição, de exoneração ou de licenças.

·         Reserva de obras

O usuário poderá reservar qualquer publicação que esteja emprestado para outro usuário. A solicitação da reserva deverá ser feita pelo próprio usuário no terminal de consulta na Biblioteca ou via on-line. Quando houver mais de uma reserva para a mesma publicação, elas serão atendidas por ordem de solicitação.

·         Orientação bibliográfica

Capacita os usuários quanto a utilização dos recursos informacionais disponíveis na Biblioteca (manuseio das obras de referência, uso de catálogos eletrônicos, bases de dados, bibliotecas digitais e Portal de Periódicos da Capes).

·         Normalização

Orienta os usuários para a normalização dos seus trabalhos segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

·         Catalogação na fonte

É a elaboração da ficha catalográfica que consta no verso da folha de uma obra.

·         Visita programada

A visita é feita através da exposição aos usuários apresentando uma visão global dos serviços oferecidos em suas respectivas seções e de toda a estrutura física da Biblioteca.

Ø  Guias de normalização de trabalhos acadêmicos

·       Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);

·       Artigos científicos;

·       Relatórios técnicos ou científicos.