Você está aqui: Página Inicial / Campi / Lajes / Biblioteca / Biblioteca – IFRN campus Lajes

Biblioteca – IFRN campus Lajes

Ø  Informações gerais

 A Biblioteca do IFRN campus Lajes tem a missão de dar apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão disponibilizando o acesso à informação em suporte bibliográfico, virtual e digital; buscando auxiliar o processo de ensino/aprendizagem da comunidade acadêmica.

 

Ø  Serviços oferecidos

 ·         Consulta ao acervo

A consulta ao acervo é permitida a toda comunidade acadêmica e demais visitantes.

 ·         Empréstimo domiciliar

O empréstimo domiciliar é oferecido apenas a discentes, docentes e demais servidores. Esses deverão procurar a Biblioteca, portando um documento com foto, para ativar sua inscrição, cadastrar senha e fazer o registro biométrico. Os prazos de empréstimos são detalhados na tabela a seguir:

 

CATEGORIA

TIPO DE MATERIAL

PRAZOS

 

Alunos e Técnicos administrativos

03 livros

 

02 CDs ou

02 DVDs ou

02 fascículos de periódicos

14 dias

 

 

02 dias

 

Servidores em capacitação e
alunos de pós-graduação.

05 livros

 

02 CDs ou

02 DVDs ou

02 fascículos de periódicos

21 dias

 

 

02 dias

 

 

Docentes

05 livros

 

02 CDs ou

02 DVDs ou

02 fascículos de periódicos

21 dias

 

 

07 dias

 

 

No caso das obras de referência (dicionários e enciclopédias) somente será permitida a consulta local e empréstimo pelo prazo máximo de 2 (duas) horas.

 O empréstimo interbibliotecas é facultado a toda a comunidade acadêmica cadastrada nas Bibliotecas do IFRN. Neste caso, a devolução deverá, sem exceção, ser efetuada pelo usuário na Biblioteca de origem do material.

 O material poderá ser renovado 1 (uma) vez, desde que não exista reserva para a obra solicitada. A renovação poderá se realizada nos terminais de circulação no interior da Biblioteca, como também no site do IFRN acessando o portal Biblioteca Online SIABI.

 

DEVOLUÇÃO: O usuário deverá devolver o item emprestado no prazo estabelecido que é fixado na ficha de empréstimo localizada na contracapa.

 

SUSPENSÃO: Em caso de atraso o usuário terá 1 (um) dia de suspensão para cada dia de atraso e para cada título emprestado.

 

QUITAÇÃO: O documento de nada consta será emitido por qualquer Biblioteca do Sistema nas seguintes situações: quando solicitado pelo aluno, nos casos de trancamento de matrícula e de obtenção do diploma de conclusão de curso; e aos servidores em casos de remanejamento, de redistribuição, de exoneração ou de licenças.

 ·         Reserva de obras

 

O usuário poderá reservar qualquer publicação que esteja emprestado para outro usuário. A solicitação da reserva deverá ser feita pelo próprio usuário no terminal de consulta na Biblioteca ou via on-line. Quando houver mais de uma reserva para a mesma publicação, elas serão atendidas por ordem de solicitação.

 ·         Orientação bibliográfica

Capacita os usuários quanto a utilização dos recursos informacionais disponíveis na Biblioteca (manuseio das obras de referência, uso de catálogos eletrônicos, bases de dados, bibliotecas digitais e Portal de Periódicos da Capes).

 ·         Normalização

Orienta os usuários para a normalização dos seus trabalhos segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 ·         Catalogação na fonte

É a elaboração da ficha catalográfica que consta no verso da folha de uma obra.

·         Visita programada

A visita é feita através da exposição aos usuários apresentando uma visão global dos serviços oferecidos em suas respectivas seções e de toda a estrutura física da Biblioteca.

 

Ø  Guias de normalização de trabalhos acadêmicos

 

·       Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);

·       Artigos científicos;

·       Relatórios técnicos ou científicos.

 

Ações do documento

Página em carregamento