Você está aqui: Página Inicial / Campi / João Câmara / Pedagogia

Pedagogia

A Equipe Pedagógica tem por finalidade acompanhar os processos de ensino e aprendizagem e traçar estratégias pedagógicas a fim de promover uma educação de qualidade. Dessa forma, o trabalho desenvolvido pela Equipe Técnico-pedagógica do IFRN João Câmara tem uma relação direta com a equipe de professores, alunos e os seus familiares.

Semanalmente são realizados encontros de planejamento com a equipe de professores a fim de discutir temas ligados à educação, assim como tratar de questões inerentes ao rendimento escolar das turmas.

O acompanhamento pedagógico dos alunos é sistematizado através de visitas periódicas às salas de aula, como também através do atendimento individual aos alunos. São realizadas entrevistas individuais com o objetivo de montar um cronograma de estudos a partir do contexto de vida de cada aluno.

A participação da família se faz de extrema importância para promover um ensino de qualidade e, para isso são realizadas reuniões com os pais periodicamente com o objetivo de apresentar o rendimento dos alunos ao final de cada bimestre e refletir sobre a parceria entre família e escola. Em 2014, teremos o funcionamento dos Conselhos de Classe formado por professores, representantes de pais e líderes de turmas que terão como objetivo refletir sobre os processos de ensino e aprendizagem de cada turma.

Além disso, dispomos de algumas estratégias pedagógicas para auxiliar na aprendizagem dos alunos como os Centros de Aprendizagem (CA’s), que se trata de horários semanalmente reservados pelos professores para atendimento aos alunos; e a Monitoria das disciplinas através de bolsas de estudos em que os alunos recebem uma ajuda financeira para auxiliar os professores.

O IFRN dispõe ainda de um sistema acadêmico “Q-Acadêmico”, onde os responsáveis pelos alunos podem acessar os boletins dos filhos e acompanhar a frequência dos alunos nas aulas ministradas pelos professores. É possível ainda observar no sistema acadêmico se o aluno recebeu alguma advertência escolar.

Corroboramos a importância da presença dos pais no ambiente escolar de forma a acompanhar de perto o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem dos alunos; participando das reuniões, realizando visitas individuais ao setor, participando ativamente na construção da comunidade educativa do IFRN.

Ações do documento

Página em carregamento