Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

INTERNET

Rede Eduroam substitui Wi-Fi Aberta do Campus João Câmara

Mudança ocorreu desde o dia 18 de novembro

Publicada em 26/11/2015 Atualizada há 1 ano

O eduroam (education roaming) é um serviço de acesso sem fio seguro, desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa. A iniciativa permite que os estudantes, professores e pesquisadores de instituições participantes obtenham conectividade à Internet, através de conexão sem fio (wifi), dentro de seus campi e em qualquer instituição de ensino e pesquisa que ofereça essa facilidade como provedora de serviço, no Brasil ou no Exterior. 

A facilidade é que, em qualquer lugar aonde o usuário encontre a rede eduroam, mesmo dentro de outras instituições, ele vai usar as mesmas credenciais utilizadas dentro da sua instituição para se conectar ao serviço.

Veja os pré-requisitos para acessar a rede sem fio eduroam:
 - Possuir um dispositivo de rede sem fio padrão 802.11 b/g com suporte a WPA2 e EAP-TTLS/PAP
 - Possuir um usuário de acesso corporativo (IFRN-Id) para os usuários internos. Para os usuários visitantes, de instituições participantes, utilizar as credenciais de sua instituição.

Para Autenticar na rede Eduroam
Para autenticar na rede eduroam, utilize o seu IFRN-Id seguido de @ifrn.edu.br. (em alguns sistema não é necessário). Por exemplo, para um docente, supondo hipoteticamente que sua matrícula SIAPE seja "123456", ele utilizará 123456@ifrn.edu.br (tente sem o @ifrn.edu.br também, apenas com a matrícula) como identificação de usuário e a senha utilizada nos serviços de rede do IFRN. O mesmo padrão serve tanto para alunos como para Técnicos Administrativos.

Configurar a rede Eduroam no Windows
Alguns notebooks com o sistema Windows não se conectam devidamente a rede Eduroam e por isso é necessário configurar manualmente. Abaixo segue o link de um tutorial sobre: https://www.dropbox.com/s/36duwfhbx3zy8uy/Tutorial%20-%20Configurar%20WIFI%20EDUROAM%20nos%20Computadores.pdf?dl=0

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas