RECONHECIMENTO

Ranking de instituições empreendedoras coloca IFRN em 1º lugar entre os Institutos Federais do Brasil

Estudo caracteriza o espírito, as atividades e as intenções empreendedores de estudantes universitários de todos os níveis de estudo

Publicada em 07/02/2019 Atualizada há 1 ano

Estudo Mundial sobre Empreendedorismo deu destaque ao IFRN

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) classificou-se no primeiro lugar entre os Institutos Federais do Brasil, conforme a edição brasileira do estudo Global University Entrepreneurial Spirit Students’ Survey (Guesss). A iniciativa tem como objetivo caracterizar o espírito, as atividades e as intenções empreendedores de estudantes universitários, de todos os níveis de estudo e em todos os cursos universitários das instituições de ensino participantes. O Guesss ainda avalia as condições de ensino e apoio a atividades empreendedoras dos estudantes em numerosas regiões do mundo. O Instituto também ficou em quarto lugar entre as Instituições de Ensino Superior do Norte-Nordeste e entre as 12 melhores do país. 200 entidades de todo o Brasil participaram do levantamento.

Banco de dados

“É uma grande vitória, visto que instituições de dimensões da Universidade de São Paulo (UsP) e Universidade Federal da Bahia (UFBA) participaram da coleta. Desse modo, teremos um banco de dados bastante rico para análise de diretrizes e diagnóstico do cenário empreendedor do nosso corpo discente”, afirma o professor Felipe Neves, ministrante da disciplina de Fundamentos da Administração, do Campus Nova Cruz do IFRN. Felipe fez questão de agradecer ao apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi): "que possibilitou a considerável superação da meta inicial de aplicações". O docente destacou, também, sua gratidão a diversos docentes de demais campi do estado.

Estudo Mundial sobre Empreendedorismo junto aos Estudantes Universitários do Brasil

Segundo Felipe, o estudo serve como base para se avaliar as condições do ensino ligado ao empreendedorismo em variadas áreas de formação superior (da Matemática à Sociologia, da Medicina à Teologia, da Administração aos Estudos Internacionais, etc.), por meio de comparativos nacionais e internacionais, inclusive propiciando o benchmarking (processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, usado para auxiliar na gestão das empresas). Além disso, contribui para a geração de recomendações de melhoria de práticas e políticas – inclusive políticas públicas – visando o aperfeiçoamento de competências e recursos das instituições de ensino superior para melhor prepararem futuros profissionais, principalmente aqueles que tomarão algum tipo de iniciativa empreendedora.

extensao
servidores