Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Inovação

Publicado Edital de Pré-Incubação de Ideias Empreendedoras

Inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de junho na sala da ITEN

Publicada em 07/06/2018 Atualizada há 1 ano

A Incubadora Tecnológica Energia e Negócios (ITEN) torna público o lançamento do Edital Nº 023/2018-DG/JC, de seleção de ideias empreendedoras para pré-incubação em hotel de projetos.

Os interessados poderão submeter suas propostas até o dia 14 de junho de 2018, preenchendo a ficha de inscrição e o Plano Descritivo, disponíveis nos anexos do Edital. A documentação exigida deverá ser entregue pessoalmente na sala 15, no horário de 07h30 às 12h30, de segunda a sexta-feira. Após triagem das propostas inscritas, os projetos aprovados passarão por apresentação oral da ideia de negócio ao Comitê da Seleção. 

Ao todo, serão selecionados 03 (três) projetos para pré-incubação no Hotel de Projetos, tendo preferência os das seguintes áreas: Gestão e Negócios; Eletrotécnica; Informática; Energias Renováveis; e Estudos da Física. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 21 de junho.


SOBRE O PROCESSO DE INCUBAÇÃO

A ITEN desenvolve o processo de incubação através de quatro fases, os empreendedores que já possuem empresa com CNPJ não necessitam iniciar na fase de pré-incubação, mas podem entrar na fase 2 na modalidade residente ou não residente, conforme segue:

  • FASE 1 - Implantação/Hotel de Projetos ou Pré-incubação: inicia-se a partir do processo de seleção, podendo durar até 6 meses, objetiva desenvolvera ideia de negócio, para definição do empreendimento e realizar o estudo de viabilidade técnico-econômico-financeira, necessário para o efetivo início do negócio;
  • FASE 2 - Desenvolvimento / Incubação: esta fase pode durar de 06 a 12 meses, todavia, o tempo depende das características do empreendimento incubado.
  • FASE 3 - Produção / Consolidação: dura de 01 a 12 meses e espera-se que os empreendedores consolidem a visão sistêmica do “processo empresa”.
  • FASE 4 – Graduação: pode durar de 01 a 06 meses e a empresa deve estar pronta para sair da Incubadora, ou seja, deve demonstrar habilidade e segurança na consolidação dos processos produtivos, faturamento anual e índice de liquidez, sendo finalmente capaz de enfrentar o mercado competitivo.

Na fase 1, o Hotel de Projetos destina-se a um processo de orientação e capacitação continuada de equipes, formadas por até 4 (quatro) pessoas e tutoreadas por servidores do Campus, com formação na área de conhecimento da ideia a ser desenvolvida, trata-se da pré-incubação. Os projetos serão amadurecidos durante 06 (seis) meses, período máximo de permanência de nessa fase, visando não apenas a melhoria das ideias de negócio, mas a formação de empreendedores nas dimensões da gestão, econômico-financeira, marketing e desenvolvimento tecnológico.

O Hotel de projetos da ITEN oferece a oportunidade de assessoramento técnico e capacitações fundamentais para o desenvolvimento dos projetos, com o propósito de fomentar a cultura empreendedora, a manifestação criativa dos participantes e o incentivo à formalização de empresas locais.

Para a fase 2, a incubação se dá por meio residente e não residente. Empresas residentes são Empreendedores individuais ou empresários em sociedade, micros e pequenas empresas já constituídos (pessoas jurídicas),que precisam de espaço físico para se instalar e necessitam de apoio fornecido pela Incubadora e seus parceiros para o desenvolvimento gerencial do seu negócio. Empresas não-residentes são Empreendedores individuais ou empresários em sociedade, micros e pequenas empresas já constituídos (pessoas jurídicas), que não necessitam de espaço físico para sua instalação, mas que necessitam de apoio técnico e gerencial ofertado pela Incubadora e seus parceiros para o desenvolvimento de seu negócio.


Acesse:

Edital Nº 023/2018-DG/JC - Seleção de Ideias Empreendedoras para Pré-Incubação

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas