Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Evento

Projeto InCampus realiza seminário "Diálogos com Paulo Freire" de 24 a 26 de agosto

Evento é aberto à comunidade e a programação completa será divulgada em breve

Publicada em 12/08/2016 Atualizada há 1 ano

O Projeto InCampus/JC – II Ciclo Dialógico promove,  de 24 a 26 de agosto, o evento Diálogos com Paulo Freire na Região do Mato Grande, com o intuito de fomentar a utilização da abordagem de Paulo Freire no processo educativo, propiciando a pronúncia do mundo, problematizando-o, para modificá-lo, como ato de recriação. 

O diálogo é um fenômeno humano e requisito para sua existência. Como atividade pedagógica por excelência, o diálogo, é sempre gerador de esperança, conduzindo os homens e as mulheres a serem mais homens e mulheres, fazendo-se críticos na busca de algo, pois oportuniza aos sujeitos a construção de si mesmos na relação entre os saberes. 

Os sujeitos se fazem no diálogo, nos encontros, nas interações, para pronunciar ao mundo, através da palavra, palavra verdadeira, que é trabalho, na ação-reflexão, que é práxis, na produção e transformação de si e do mundo. A práxis precisa antes de tudo ser amorosa. A “aventura docente” abarca o diálogo como uma prática necessária à atividade pedagógica, é essencial na relação educador-educando, uma vez que possibilita atitudes e sentimentos necessários ao processo de aprendizagem, quais sejam: confiança, solidariedade, humildade, fé no homem e amor. 

É na perspectiva do encontro de sujeitos, no caminho da humanização/autonomia, “aprendendo a caminhar caminhando, refazendo e retocando o caminho”, na troca de saberes e experiências que será realizado o evento.

O seminário é aberto à comunidade e a programação completa será divulgada em breve.

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas