Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Servidores

Projeto de Professor do Campus João Câmara aborda Comunidade Indígena do Amarelão

Trabalho foi aprovado em 1º lugar na seleção de mestrado da Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (UFRN)

Publicada em 28/12/2016 Atualizada há 1 ano

Dayveson Pereira é professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Campus João Câmara do IFRN

O professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Campus João Câmara do IFRN, Dayveson Pereira, teve seu projeto de mestrado aprovado em 1º lugar na seleção 2017 do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na área de Linguística Aplicada.

Intitulado "Letramento literário em comunidade indígena: representação, empoderamento e resistência", o trabalho tem como objetivo principal compreender, por meio de um projeto de letramento, a educação literária como forma de empoderamento da população indígena. 

As ações delineadas no estudo estão baseadas nos fundamentos de uma pedagogia crítica, inspirados no pensamento freiriano, e serão desenvolvidas na Escola Municipal Alice Soares, instituição que atende alunos do ensino fundamental da comunidade do Amarelão, zona rural de João Câmara/RN.

No primeiro momento, serão desenvolvidas sessões reflexivas com os professores da escola a fim de observar, em suas narrativas orais, como eles atribuem sentido ao seu fazer pedagógico bem como identificar suas dificuldades e aflições no trabalho com o texto literário em sala de aula. Após as sessões reflexivas, serão formuladas as primeiras ações do projeto de letramento.

Além do estudo do mestrado, Dayveson desenvolve, no âmbito do IFRN João Câmara, um outro trabalho na mesma comunidade, intitulado "Letramento indígena: mapeamento das práticas sociais de leitura e escrita na comunidade indígena Amarelão, João Câmara/RN", projeto viabilizado por meio do Edital N° 08/2016 PIBIC-EM/CNPq.

Palavras-chave:
ensino
servidores

Notícias relacionadas