Palestra

Professor da UnB realiza palestra sobre Programação no campus João Câmara nesta quarta-feira (03)

Evento será realizado a partir das 08h50 no Auditório Thomé Soares Filgueira

Publicada em 01/02/2016 Atualizada há 1 ano

Nesta quarta-feira (03) será ministrada, no auditório do IFRN - Campus João Câmara, a palestra intitulada "Todo o mundo tem que saber programar: como começar e o que aprender ao longo do tempo?", pelo Prof.  Paulo Meirelles da Universidade de Brasília (UnB).

A palestra, que terá início às 08h50, é direcionada aos alunos do curso Técnico em Informática, a todos os interessados no tema e a comunidade em geral.

SOBRE A PALESTRA
Não parece, mas ainda estamos na pré-história da computação. E, assim como outras ciências (tais como matemática e física), as novas gerações já estão aprendendo fundamentos de ciência da computação no ensino fundamental. Por exemplo, em setembro de 2015, a Austrália anunciou que irá substituir a carga horária das disciplinas de história e geografia, distribuindo seus conteúdo em outras disciplinas, por "coding" no ensino fundamental. Isso significa que, em breve, os estudantes chegarão ao ensino superior com cerca de 8 anos experiência via aulas de programação: quais os impactos disso no futuro breve? Entretanto, a necessidade de massificar o ensino de programação não é novidade. Edsger Dijkstra, um dos maiores cientistas da computação da história, escreveu, em março de 1968, uma carta ao editor da conceituada revista "Communications of the Association for Computing Machinery" (CACM) tecendo algumas considerações a respeito da qualidade de alguns tipos de programas. Em suma, ele já alertava sobre a necessidade de formarmos bons programadores no mundo: quase meio século depois da carta de Dijkstra, ainda temos os mesmos problemas?

O PALESTRANTE
Paulo Meirelles é professor, e atual coordenador de curso, do Bacharelado em Engenharia de Software da Universidade de Brasília. Concluiu seu doutorado em Ciência da Computação no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP), na área de Sistemas e Software Livre, em 2013. Foi pesquisador visitante na Southern Illinois University Carbondale, Estados Unidos, em 2011. Tem mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na área de Sistema Embarcados, 2008. Possui graduação em Desenvolvimento de Software pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), 2006. Também, pela mesma instituição, formou-se como Técnico em Informática (habilitação em processamento de dados), 2001. Suas áreas de interesse são software livre e qualidade de código-fonte. Desde 2006 é sócio da Associação Software Livre.org. Foi consultor do Projeto Participa.Br, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, na Secretaria-Geral da Presidência da República. Atualmente, também é pesquisador-colaborador do Centro de Competência em Software Livre da USP. Desde 2013, coordena o projeto de Evolução do Software Público Brasileiro, em desenvolvimento em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

extensao
servidores