Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SERVIDORES

Primeira aula do Curso de Capacitação em LIBRAS

Voltado para os servidores do Instituto o curso tem duração de agosto a dezembro de 2014.

Publicada em 27/08/2014 Atualizada há 1 ano

Teve início ontem (26) no Campus João Câmara o curso de capacitação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O curso é voltado para os servidores do Instituto e tem o objetivo de promover a inclusão da pessoa surda, visando diminuir as barreiras que impedem sua comunicação no meio sócio-cultural, principalmente no ambiente escolar.

A aula inaugural foi ministrada pela Professora Elizabeth Aquino, professora de LIBRAS do Centro de Atendimento ao Surdo, e surda. Ela ficará responsável pelas aulas práticas do primeiro módulo do curso. As aulas da Professora Elizabeth visam proporcionar um aprofundamento na cultura dos surdos através de atividades práticas, contribuindo também para desmitificar as maneiras como os portadores de deficiência são encarados na sociedade.

De acordo com Éliton de Souza, Tradutor Interprete de Linguagem Sinais do Campus João Câmara e professor do curso, esse primeiro encontro pode ser resumido como um “momento positivo de encontro entre as duas culturas, a cultura ouvinte e a cultura surda, promovendo o conhecimento e a troca de experiências”. Para os servidores do Campus, alunos do curso, a aula inaugural já indicou como será a atmosfera que conduzirá o curso, pois todos relataram que aprenderam de forma leve e divertida. E foi nesse clima que todos foram apresentados ao alfabeto em Libras, às expressões de cumprimento, bem como, receberam um sinal específico que os caracteriza. 

As aulas vão acontecer durante os meses de agosto a dezembro de 2014, nas terças e quintas-feiras das 09h às 11h, contabilizando uma carga horária total de 110 horas. 

Palavras-chave:
ensino
servidores

Notícias relacionadas